A vida do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo será apresentada em uma peça teatral nesta quarta-feira (2), às 12h30, em frente à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A peça “A dor da gente não sai no jornal!!!” marca os sete anos do falecimento do reitor e será apresentada na Praça da Cidadania. Em caso de chuva, a peça ocorrerá no hall da Reitoria.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A peça teatral foi aprovada pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro, sendo o único projeto aprovado da Região Sul. Com 52 minutos de duração, a apresentação passará por oito cidades, sendo cinco capitais em todo o Brasil, totalizando 20 apresentações.

O teatro passa pela vida do professor de Direito, jornalista, ativista, ex-assessor parlamentar e reitor da UFSC, que foi investigado pela Polícia Federal (PF) por conta de supostas irregularidades na distribuição de recursos em cursos de educação à distância da universidade. Cancellier decidiu tirar a própria vida com a investigação ainda em curso, sendo inocentado pelo TCU apenas no ano de 2023.

Sinopse da apresentação

A divulgação da peça informa que: “No dia 2 de outubro de 2017, um bilhete com a seguinte frase marcou a UFSC: “A minha morte foi decretada quando fui banido da universidade!!!”. Palavras escritas pelo reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cau, para justificar a decisão de sacrificar sua própria vida após ser preso e acusado de obstruir a justiça e ser participante de um suposto desvio de verbas destinadas ao ensino a distância.

Continua depois da publicidade

Passou por humilhações, restrições e uma prisão midiática de repercussão nacional. Um homem que lutou contra a ditadura civil-militar, no movimento estudantil, pela Anistia, pelas Diretas Já, pelo Fora Collor, que viveu como se a UFSC fosse sua casa e foi arbitrariamente proibido de frequentá-la. Violou-se os direitos humanos, rasgaram os processos legais, e, sem julgamento, foi humilhado, julgado, condenado, preso e torturado. Suicidado pela sociedade e pela mídia”.

Serviço

  • O quê: Peça teatral – A dor da gente não sai no jornal!!!
  • Quando: 2 de outubro, quarta-feira às 12h30
  • Onde: Praça da Cidadania – em frente à Reitoria I, na UFSC | Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a apresentação será realizada no hall da Reitoria da UFSC.
  • Informações: lamarcadasartes@gmail.com

Leia também

5 lançamentos imperdíveis do Disney+ em outubro

Agenda de outubro: confira a programação de eventos com vantagens do Clube NSC

Concurso da NSC levará fãs para conhecer Paul McCartney, em Florianópolis

Destaques do NSC Total