O Aeroporto de Florianópolis reabriu para pousos e decolagens às 20h15 desta segunda-feira (12), após 18 horas fechado. A concessionária Zurich Airport Brasil, que administra o terminal de passageiros, informou a reabertura, que ocorreu depois da remoção da aeronave que teve problemas na pista.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Foram trocados os pneus do avião da Azul, danificados no pouso por volta das 2h desta segunda, e a aeronave foi removida da pista com sucesso pela companhia aérea às 20h08. Logo em seguida foi feita a limpeza da área e a liberação da pista para operação. O aeroporto se encontra “aberto e operacional”, informa a concessionária.

Passageiros que estavam no avião da Voepass morreram de politraumatismo, conclui IML de SP

Os pousos e decolagens no Aeroporto de Florianópolis estão liberados novamente. A orientação da Zurich Airport Brasil é que os passageiros que tiveram voos cancelados ao longo do dia entrem em contato com as companhias aéreas para saber detalhes da realocação dos voos.

Continua depois da publicidade

Veja vídeo do avião sendo retirado da pista

Fechamento de Aeroporto de Florianópolis provocou “caos”

O voo AD 4225, que fazia o trajeto Belo Horizonte/Florianópolis, teve problemas ao pousar em Santa Catarina. Nas redes sociais, passageiros relataram uma “freada brusca”. O avião da Azul sofreu danos nos pneus por volta das 2h e não conseguiu deixar a pista. Ninguém ficou ferido. Os ocupantes precisaram ser desembarcados na pista, segundo informações da companhia.

As causas dos danos nos pneus não foram informadas pela Azul. O avião era um jato bimotor da Embraer, modelo E195-E2, com capacidade de até 144 assentos.

“A Azul informa que, por motivos técnicos, o voo AD 4225 apresentou danos nos pneus que impediram a aeronave de deixar a pista por meios próprios. O pouso aconteceu com segurança, assim como o desembarque dos clientes. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que todos estão recebendo toda a assistência necessária conforme prevê na resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, declarou a Azul.

Por conta dos danos nos pneus, a aeronave ficou sobre a pista, que precisou ser interditada para pousos e decolagens. Com isso, ao menos 99 voos foram cancelados, entre pousos e decolagens, segundo a Zurich Airport Brasil.

Continua depois da publicidade

O equipamento utilizado para esse trabalho foi trazido de avião, e não é normalmente disponível por aqui. De acordo com a concessionária, a remoção é de responsabilidade da companhia aérea, e começou no final da tarde.

Com dezenas de voos impactos ao longo do dia, muitos passageiros passaram o dia no aeroporto, tentando resolver a situação. Alguns voos foram remarcados mais de uma vez, já que a situação foi solucionada somente no período da noite.

Fiscalização e investigação

O Procon de Florianópolis realizou uma operação de fiscalização e orientação no local para garantir os direitos dos passageiros e notificar as companhias aéreas. Já o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) irá apurar o “caos” vivido pelos consumidores no aeroporto ao longo do dia de interdição.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou em nota que acompanha a situação, e que informações sobre os impactos do incidente em atrasos e cancelamentos são de competência da concessionária Zurich Airport Brasil.

Continua depois da publicidade

A investigação e apuração do acidente serão feitas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Fotos do Aeroporto de Florianópolis mostram situação “caótica” do terminal

Leia também

MP irá apurar danos aos consumidores após aeroporto de Florianópolis passar dia fechado

Demora em retirar avião da pista atrasa mais de 80 voos em Florianópolis; não há previsão de liberação