O início da semana foi marcado por um caso que assustou uma família em Rio Negrinho, no Planalto Norte de Santa Catarina. Um vídeo divulgado na quarta-feira (23) mostra o momento em que bombeiros militares salvam um bebê engasgado em frente ao quartel da corporação. Depois do momento de desespero, a criança voltou a respirar normalmente.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias de Joinville e região no WhatsApp

Imagens mostram que, por volta das 19h da segunda-feira (21), um carro entrou buzinando de forma insistente no pátio do Corpo de Bombeiros Militar do município. Ao verificar a situação, os socorristas identificaram que um bebê de 45 dias de vida estava engasgado.

Veja as imagens do momento

De acordo com os bombeiros, o recém-nascido, identificado como Caio, apresentava sinais de obstrução das vias aéreas. Os socorristas de plantão na unidade correram para prestar socorro e iniciaram as manobras de desobstrução respiratória.

Após a rápida ação da equipe, o bebê voltou a respirar normalmente, embora ainda apresentasse pequena quantidade de secreção nas vias aéreas. Depois do atendimento, os pais foram acalmados e orientados sobre sinais de alerta e a importância de procurar atendimento médico complementar.

Continua depois da publicidade

Internação de mais de 280 crianças por doenças respiratórias acende alerta em SC  

O tenente João Ricardo destaca a relevância da técnica aplicada no atendimento e anuncia uma importante iniciativa da corporação em relação a casos como este.

— A manobra de desobstrução de vias aéreas pode ser a diferença entre a vida e a morte em situações como essa. É uma técnica simples, mas que precisa ser feita corretamente. Por isso, em breve estaremos lançando o projeto Bombeiro na Maternidade, com o objetivo de orientar pais e responsáveis sobre como agir em casos de engasgamento. Prevenir é sempre o melhor caminho — afirma.

Veja o vídeo

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Bombeira se “enfia” dentro de bueiro para resgatar filhotes de cachorro abandonados em SC

Dupla com minivan furta 200 quilos de fiação e é presa durante fuga em São Bento do Sul