Um carro que estava estacionado no mirante da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra chegou a balançar com a força do vento causada pela atuação de um ciclone extratropical em Santa Catarina nesta segunda-feira (28). Veja imagens abaixo.

Continua depois da publicidade

No vídeo, registrado no local que recebe turistas por conta da vista para a Serra do Rio do Rastro, um dos principais pontos turísticos do Estado, o carro aparece balançando.

Veja vídeo

A camionete, que tem um camper instalado na caçamba para transformá-la em uma espécie de motorhome, chacoalha com o vento forte que atinge o local. Também é possível perceber a intensidade do vento pela vegetação, que se movimenta de forma brusca.

A prefeitura de Bom Jardim da Serra afirmou que as rajadas de vento chegaram a 132 km/h às 10h22 desta segunda. Contudo, a Defesa Civil estadual não confirmou a marca, já que a Epagri não possui estação meteorológica no município, e frisa que a velocidade do vento mais elevada registrada foi de 98,4 km/h em Urupema.

Fotos mostram vento em Bom Jardim da Serra

Ciclone em SC

Um ciclone extratropical em alto mar vem causando vendavais em diferentes municípios de Santa Catarina desde a manhã desta segunda-feira (28). Em Urupema, na Serra catarinense, a velocidade do vento chegou a 98.4 km/h, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil. O alerta para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica continua, principalmente em cidades litorâneas, até a noite de terça-feira (29).

Continua depois da publicidade

Conforme a Defesa Civil, outro município que chegou a ter ventos com velocidade próxima aos 100 km/h, foi Siderópolis, no Sul. Na cidade, o vento chegou a 87.8 km/h nas últimas 12 horas.

Na Grande Florianópolis, a cidade de Rancho Queimado também foi atingida, com ventos que ultrapassaram a velocidade de 81 km/h. O monitoramento vem sendo feito desde as 2h desta segunda-feira. Na região, a Defesa Civil também emitiu um alerta para rajadas de vento com intensidade moderada a forte nas próximas três horas.

O alerta também vale para o Planalto Sul, Litoral Sul, Litoral Norte e Vale do Itajaí, onde, assim como na Grande Florianópolis, os ventos podem chegar a 89 km/h. Em Florianópolis, o alerta é especialmente alto para região do Sul da Ilha, com possibilidades de rajas acima de 80 km/h.

Veja as cidades mais atingidas pelo vendaval nas últimas 12 horas

  • Urupema – 98.4 km/h
  • Siderópolis – 87.8 km/h
  • Rancho Queimado – 81.4 km/h
  • Major Gercino – 78.7 km/h
  • Jaraguá do Sul – 73.5 km/h
  • Major Vieira – 68.8 km/h
  • Lages – 68 km/h
  • Curitibanos – 68 km/h
  • Campo Belo do Sul – 67.2 km/h
  • São Bonifácio – 67.1 km/h

Continua depois da publicidade

Leia também

Ciclone em SC causa estragos e cidades registram ventos de até 100 km/h