Um incêndio em uma área de mangue na Vargem Grande, na região Norte de Florianópolis, mobiliza os bombeiros desde às 12h35min desta quarta-feira (15). O NSC Total teve acesso a um vídeo (assista abaixo) que mostra boa parte da vegetação queimada, além de uma grande quantidade de fumaça que pôde ser vista em locais diferentes da Ilha.

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informou que atende a ocorrência e que o fogo está longe das residências, sem oferecer perigo no momento. De acordo com a corporação, os focos de incêndio estão em uma área de vegetação alagadiça, com acesso “extremamente dificultado” por se tratar de uma região de mangue.

Por conta disto, o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) também atua no combate ao incêndio, com auxílio de um drone, a fim de mapear a área e identificar possíveis rotas de entrada mais seguras.

Por volta das 17h40, as equipes ainda seguiam empenhadas na contenção dos focos, evitando que o fogo se alastre para áreas habitadas. Segundo os bombeiros, foram realizadas incursões pontuais, mesmo com a dificuldade de movimentação imposta pelo terreno encharcado. O helicóptero Arcanjo também se deslocou ao local a fim de dar suporte aéreo à operação.

A conta “Ratones do Alto”, que publica notícias da região de Florianópolis, compartilhou com a reportagem o registro do início do incêndio, por volta das 12h30min.

Continua depois da publicidade

Assista

O biólogo Marco Perotto informou ao NSC Total que o incêndio aparenta ter médias proporções, ou seja, entre três e cinco hectares. Ainda assim, há possibilidade de um impacto significativo sobre a vegetação nativa do local.

— A vegetação nativa que está queimando é de transição entre restinga e mangue. Embora o ambiente seja úmido, a elevada temperatura do fogo pode ocasionar danos sérios a vegetação arbórea e leves na vegetação arbustiva — explica o biólogo.

Ainda segundo o especialista, os principais danos são em relação às flores e frutos que estão na vegetação, colocando em risco a regeneração do ambiente.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Barragem de Ituporanga é a primeira de SC a ter abertura e fechamento remoto de comportas

Lagarto é flagrado em banheiro de comércio e mobiliza bombeiros em Xanxerê

80 cidades de SC têm alerta de perigo para tempestades; veja lista