VÍDEO: fumaça de incêndio atinge quatro bairros de Barra Velha

Ocorrência foi registrada nesta quarta-feira 

Compartilhe:

A fumaça já atinge quatro bairros do município (Foto: divulgação, bombeiros )

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atuaram para apagar um incêndio em área de reflorestamento em Barra Velha na última quarta-feira (22). A fumaça atingiu quatro bairros do município: Quinta dos Açorianos, Medeiros, Itajuba e Pedras Brancas. Foram utilizados cerca de 23 mil litros de água para combater as chamas na área de aproximadamente 190 mil metros quadrados.

Continua após a publicidade

Conforme os órgãos empenhados no combate, eram múltiplos focos de incêndio desde a última semana. Os bombeiros têm atuado para apagar o fogo desde então, mas como há resíduos embaixo da terra, as chamas retornam.

Conforme a Defesa Civil, o material queimado consiste em turfa e carvão, que estão abaixo da superfície do solo. A reação cria uma fumaça branca de difícil combate. Ainda segundo os órgãos, o incêndio é criminoso, mas não há a informação sobre os possíveis autores. Comumente, conforme a Defesa Civil, pessoas colocam fogo para limpar o terreno, mas acabam perdendo o controle das chamas.

Continua após a publicidade

Segundo os bombeiros, o proprietário do terreno deve providenciar uma limpeza no espaço para evitar novos focos de incêndio em razão do material orgânico no solo. A equipe dos bombeiros retorna nesta quinta-feira (23) ao local para dar seguimento aos trabalhos. Além disso, os bombeiros reforçam que o clima seco e sem previsão de chuva favorece o surgimento de novos focos de incêndio.

As equipes contaram com apoio de drones para monitorar o tamanho da área total do incêndio. O helicóptero Arcanjo de Blumenau; o Águia da Polícia Militar de Joinville e 22 bombeiros de Barra Velha, Itajaí, Araquari e Balneário Piçarras também estiveram empenhados na ocorrência. A Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente) de Barra Velha fez a identificação dos terrenos incendiados para tomar providências.

Assista ao vídeo: