Um grupo com dezenas de pinguins foi visto nadando na praia do Morro dos Conventos, em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, nessa terça-feira (22). Os animais ainda estavam acompanhados por golfinhos. Em vídeos registrados por um morador local, é possível observá-los em uma distância menor que a habitual da beira-mar. 

Continua depois da publicidade

— A colônia de pinguins passando pelo Morro dos Conventos. Que obra da natureza, coisa linda — diz o morador local que filmou os animais. 

Os golfinhos são velhos conhecidos da população que já está habituada a avistá-los na região, principalmente em Laguna, que é a capital nacional do boto pescador. Já no caso dos pinguins, os flagras são menos frequentes, porém também podem acontecer durante o inverno. 

Veja o vídeo do grupo de pinguins e botos

De acordo com a bióloga Karina Groch, diretora de pesquisa do Instituto Australis, estes animais estão em período de migração, por isso marcam presença na costa catarinense nesta época do ano. 

Continua depois da publicidade

— A ocorrência de pinguins aqui no nosso litoral nessa época do ano é comum. Nesse período de inverno eles vêm a partir das colônias, principalmente localizadas na Argentina, em busca de alimento e águas mais quentes. Já o registro de animais em grupo assim, nadando livremente próximo à costa não é muito comum, porque normalmente eles migram mais longe e mais afastados [da costa] — explica a bióloga. 

Karina ainda ressalta que o registro de encalhes de pinguins nas praias do litoral do Estado é comum. Isso porque a maioria dos animais que chegam nesta época do ano são jovens, que geralmente estão debilitados e frágeis. Justamente por isso buscam alimentação na região. 

Leia mais

Debilitado, cão é resgatado após 11 dias preso em encosta de 40 metros no Sul de SC

“Experiência profunda”, diz cardeal de SC que participou do Conclave que elegeu o papa