Três homens foram resgatados em uma trilha de difícil acesso no interior do Cânion Fortaleza, em Jacinto Machado, no Sul de Santa Catarina. As vítimas haviam acionado os bombeiros às 23h de domingo (16), mas só puderam ser resgatadas na manhã desta segunda-feira (17), por volta das 5h.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo o Corpo de Bombeiros, o resgate foi realizado com o auxílio da aeronave da Polícia Civil, com a equipe do Saer, e do atendimento aeromédico do Samu, além de guias turísticos e voluntários. Após sobrevoo de reconhecimento no interior do cânion, as vítimas foram localizadas a uma altura de aproximadamente 500 metros. Além disso, a altitude da área segura onde estava a equipe do SAMU Aeromédico era de 1200 metros.
Foi realizada uma uma operação de salvamento em altura, com descida de resgatista por técnica de rapel. Conforme relatos, por volta das 13 horas de domingo (16), uma pedra de aproximadamente 15 quilos caiu sobre a vítima, um homem de 52 anos, causando um trauma no joelho esquerdo e impossibilitando a mobilidade. Ele foi retirado do local e encaminhado ao Hospital São José em Criciúma, referência em trauma da região.
Assista ao vídeo do resgate
Continua depois da publicidade
Os outros dois envolvidos, um homem de 46 anos e outro de 56, foram resgatados sem ferimentos e conduzidos à uma unidade de saúde de Cambará do Sul (RS).
Leia também
História de catarinense que venceu um câncer raro vira livro: “Ressignificando a Dor”
Pequena cidade de interior de SC se torna polo de ecoturismo