Um elefante-marinho de mais de três metros foi flagrado encalhado na faixa de areia de praia entre Araranguá e Balneário Rincão, no Sul do Estado, na tarde desta sexta-feira (15). O animal foi encontrado próximo à Barra Velha, no limite entre os municípios. A espécie é rara na região, porém vem tendo um aumento de registros nos últimos meses.
Continua depois da publicidade
De acordo com a bióloga Suelen Santos, presidente da Educamar, o mamífero é monitorado de perto pela ONG. Em análise inicial, foi identificado que o animal apresenta condições corpóreas boas. Neste sábado (16) ele deve passar por uma avaliação mais aprofundada de uma médica veterinária.
Veja vídeo
Espécie rara na costa catarinense
Apesar de não ser o primeiro flagra, é pouco comum ver elefantes-marinhos nas praias catarinenses, ainda mais no Sul do Estado. Para a bióloga, alguns fatores podem explicar o crescimento de registros destes seres marinhos na região.
— Eles podem estar passando por algum risco, algum perigo nas colônias, por isso estão migrando para o Oceano Atlântico. Esse animal em específico será avaliado por uma veterinária, mas aparenta estar com condições corpóreas boas e apenas cansado mesmo — explica Suelen.
Leia mais
Filhote de baleia-franca com mais de 5 metros morre encalhado em Garopaba
Continua depois da publicidade
 
				