Imagens de aviões balançando em Chapecó foram registradas na tarde desta quinta-feira (7). O fenômeno foi provocado por rajadas de vento superiores a 70 km/h, causadas pela passagem de uma frente fria por Santa Catarina, associada a um ciclone bomba, o que intensificou a força dos ventos.
Continua depois da publicidade
Conforme informou a administração do aeroporto, as operações de pouso e decolagem seguem normalmente. No entanto, serão adotados cuidados adicionais por conta das fortes rajadas de vento.
Confira as imagens dos aviões
Ciclone bomba deixa SC em alerta
Tempestades que podem chegar aos 50 milímetros de chuva, além de ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo estão previstos pelo Imnet em 198 cidades de Santa Catarina. O alerta foi emitido nesta quinta-feira (7).
Esses fenômenos devem ocorrer por causa meio de um ciclone que está em formação entre a Argentina e o Uruguai, que promete intensificar uma frente fria no país.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o ciclone se forma entre a quinta (7) e a sexta-feira (8) e ganha força rapidamente, sendo classificado como um “ciclone bomba”. Esses sistemas são caracterizados pela rápida queda da pressão atmosférica.
Continua depois da publicidade
Há possibilidade corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos em decorrência dos temporais, de acordo com o órgão.
Ciclone impulsiona frente fria no Brasil
Previsão do tempo por regiões
Segundo o Inmet, a frente fria começou chegou ao Sul do Rio Grande do Sul ainda na manhã desta quinta-feira (7), com chuva forte ao longo do dia, principalmente nas regiões Sul e Oeste do estado. Durante a noite, a Região Metropolitana de Porto Alegre pode registrar rajadas de vento de até 90 km/h, além de queda nas temperaturas, aponta o Imnet.
Na sexta-feira (8), o sistema avança pela Região Sul e deve provocar pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Em todo o litoral gaúcho, são previstos ventos intensos que podem alcançar 70 km/h.
Para sábado (9), a previsão indica continuidade da instabilidade, com chuva e declínio das temperaturas também em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os maiores volumes de chuva devem se concentrar entre Santa Catarina, o Sul do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, podendo atingir cerca de 40 milímetros.
Continua depois da publicidade
No domingo (10), as tempestades tendem a perder força, mas uma massa de ar frio deve avançar pelo país, provocando queda acentuada das temperaturas em diversas regiões. Na Região Sul, as máximas devem ficar abaixo dos 16°C, com possibilidade de geada em áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Recomendações da Defesa Civil
- Não atravesse ruas alagadas.
- Busque abrigo durante temporais;
- Evite locais próximos a árvores, placas e postes em caso de vento forte.
Em casos de emergência:
- Corpo de Bombeiros: ligue 193;
- Defesa Civil: ligue 199.
*Sob supervisão de Nicoly Souza






