Um lobo-marinho (Arctocephalus australis) apareceu nas areias da praia da Cachoeira do Bom Jesus, no norte da Ilha, na manhã deste domingo, 12. Equipes de veterinários e biólogos da Associação R3 Animal estiveram no local e cercaram a área para proteger o animal. Ele estava descansando e, segundo a entidade, não estava debilitado.

Continua depois da publicidade

A área foi cercada e sinalizada para preservar o lobo-marinho do estresse. No entanto, segundo a entidade, muitas pessoas se aglomeraram próximas ao lobo-marinho e isso causou um estresse no animal. Ele precisou ser levado para outra praia mais adequada para proporcionar o descanso ao animal. Ele voltou para água por conta própria.

De acordo com a R3 Animal, é comum animais marinhos aparecerem nas praias catarinenses nesta época do ano. No caso dos lobos-marinhos, eles vêm de colônias do Uruguai e Argentina. Na grande maioria das vezes, eles buscam as areias da praia apenas para descansar, podendo permanecer até uma semana no mesmo local. E como são animais selvagens, é preciso tomar algumas precauções.

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha, a orientação é ligar para o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), pelo telefone 0800 642 3341. Segundo a R3, os animais marinhos se estressam com facilidade, por isso, é importante manter distância e evitar que animais de estimação, como os cães, tenham qualquer contato com o animal, pois eles podem transmitir doenças aos lobos-marinhos.

Continua depois da publicidade

As pessoas podem ajudar mantendo uma área de segurança na volta do animal e também é prudente evitar tirar fotos com o uso de flash. É importante nunca fornecer alimento ou forçá-los a entrar na água.

Confira o vídeo