Uma lontra foi encontrada dentro do motor de um carro, na região da Guarda do Embaú, em Palhoça, na Grande Florianópolis, nesta quarta-feira (16). Imagens divulgadas pela Polícia Militar Ambiental (PMA) mostram os agentes tentando remover o animal do local. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Os policiais tentaram retirar a lontra com o uso de equipamentos, mas não tiveram sucesso. O animal saiu por baixo do carro por conta própria e foi capturado com segurança com uma rede de resgate.
Veja vídeo
Segundo a cabo Pâmela, que gerenciou o atendimento, a presença desses animais na região é comum. Ela afirmou ao g1 que eles costumam se aproximar de humanos para tentar capturar peixes presos nas redes dos pescadores. Porém, foi a primeira vez que ela viu uma lontra dentro do motor de um carro.
— O dono do veículo, senhor Amarildo, acredita que o animal tenha chegado à casa por um encanamento, se assustado com a presença de pessoas e corrido para se esconder no carro. Segundo ele, há uma descida de água na frente da casa, o que pode ter facilitado o acesso da lontra ao local — explica.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o animal estava em boas condições de saúde e foi devolvido à natureza logo após o resgate.
Continua depois da publicidade
Lontras são encontradas em todo o Brasil
Da espécie Lontra longicaudis, as lontras são animais semiaquáticos com hábitos predominantemente noturnos, podendo ser observada em atividades diurnas. Elas tem coloração marrom, com pelos mais claros na garganta
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), essa espécie é encontrada em todo o Brasil, em ambientes com água doce e abundância de alimento, como rios, riachos, lagoas e áreas costeiras.
Leia também
VÍDEO: Jiboia de mais de 2 metros tratada como pet é resgatada em Joinville
Golfinho de espécie ameaçada é encontrado morto na beira-mar de Laguna