Um vídeo gravado no mesmo local onde Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, morreu após ser lançada sem corda durante uma atividade de rope jump mostra como o salto deveria ter acontecido. As imagens registram uma descida realizada com o equipamento de segurança e ajudam a dimensionar os cerca de 40 metros de altura da plataforma.
Continua depois da publicidade
No vídeo, a participante se lança da estrutura preso ao sistema de cordas que deve ser utilizado na modalidade. A queda é controlada pelos equipamentos de segurança, que amortecem o movimento e impedem o impacto contra o solo. Assista:
O acidente que levou à morte da jovem ocorreu na manhã deste sábado (13), na trilha da Ponte do Esqueleto, em Limeira, no interior de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, uma testemunha relatou que os funcionários responsáveis pela atividade esqueceram de instalar a corda antes do salto da jovem.
O rope jump é uma modalidade em que participantes se lançam de pontes, plataformas ou outras estruturas elevadas utilizando cordas e equipamentos específicos para controlar e amortecer a queda. A prática depende de uma série de procedimentos de segurança antes da liberação do salto.
Continua depois da publicidade
Após o acidente, equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, mas a morte da jovem foi constatada ainda no local. Ao todo, seis pessoas foram presas e o caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Limeira.


