A obra de recapeamento asfáltico na Belisário Ramos, a Carahá, em Lages, na Serra catarinense, começou nesta quarta-feira (6). Em um vídeo divulgado, a prefeita da cidade Carmen Zanotto foi vista observando a fase inicial do projeto com ajuda de um “cordão humano”.
Continua depois da publicidade
A obra pretende revitalizar a estrada da Avenida Carahá. Nesta quarta-feira (6), o trabalho se concentrou na etapa de fresagem com a retirada do pavimento deteriorado.
A prefeita da cidade esteve no local para acompanhar de perto o projeto. Em vídeo, Carmen aparece observando as obras iniciais. Para conseguir se aproximar do local, a prefeitura precisou da ajuda de um “cordão humano”. Veja vídeo do momento.
Veja o vídeo
— A nossa Carahá é uma avenida de enorme importância. Além de passar por 15 bairros, é uma via que remete à identidade de Lages. Temos muito trabalho a fazer para que as condições ideais de tráfego e segurança sejam retomadas. É com alegria que iniciamos este processo na data de hoje, com o trabalho conjunto de nossas Secretarias —, destacou a prefeita.
A obra tem recursos financeiros públicos do Governo do Estado de R$ 4 milhões. Segundo a prefeitura, o planejamento prevê a execução de intervenções pelos próximos dois meses.
Continua depois da publicidade
O serviço será executado por etapas até alcançar a extensão total entre a rua Frei Gabriel e a avenida Dom Pedro II. Neste primeiro momento, com obras que devem durar cerca de dez dias, o trabalho se concentra no trecho entre a rua Frei Gabriel e a avenida Presidente Vargas.
A Prefeitura já havia efetuado diversas melhorias na Carahá anteriormente, como a contenção de encostas e operações tapa-buraco.
— Nossa avaliação é de que a Belisário Ramos necessita de reparos mais amplos. Por isto estamos fazendo a recomposição do pavimento asfáltico em um dos sentidos. E, futuramente, teremos outros projetos, como a revitalização completa, com novas redes de drenagem, dispositivos de escoamento pluvial, contenção dos frequentes desmoronamentos e nova camada asfáltica total — ressaltou Cleber Arruda Machado, secretário de Obras e Infraestrutura.
Trânsito bloqueado e novas tecnologias
O sentido oposto no cruzamento da Avenida Carahá com a rua Frei Gabriel precisou ser bloqueado nesta quarta-feira (6), para a retirada das faixas elevadas em frente à Praça dos Motoristas.
Continua depois da publicidade
Além disso, um semáforo inteligente foi instalado no local pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, em parceria com a Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam). De acordo com a prefeitura, “o equipamento identificará a presença de veículos, ajustando o tempo de abertura e fechamento mediante o fluxo, em tempo real”.
A tecnologia pretende reduzir as filas em horários de pico, contribuindo na mobilidade urbana.
— Os próximos passos são a secagem do concreto e a montagem da estrutura, que deve ocorrer na próxima semana. Iniciaremos de modo intermitente (luz piscante), para que os motoristas possam se adaptar. E a previsão é que o semáforo inteligente entre em operação plena no dia 25 de agosto— , detalha o diretor de Mobilidade Urbana da Seplam, Ricardo Fonseca Nerbass.
Leia mais
Serra do Rio do Rastro será interditada neste sábado para evento de corrida noturna
Cidade mais acolhedora do Brasil é um dos destinos mais visitados por estrangeiros em SC




