Bom Jardim da Serra e São Joaquim, cidades da Serra de Santa Catarina, registraram chuva congelada na manhã deste sábado (9). O fenômeno foi o primeiro de 2026, confirmou a Defesa Civil. O Estado está em alerta para frio intenso entre domingo (10) e terça-feira (12), com temperaturas abaixo de 0°C.
Segundo a Defesa Civil, a chuva congelada foi registrada de forma pontual e em pouca quantidade. Em São Joaquim, de acordo com a Epagri/Ciram, a temperatura mínima chegou a 2,28°C por volta das 8h deste sábado. Em Urupema, cidade mais fria do Brasil, os termômetros marcaram 3,4°C às 12h.
Um vídeo feito pelo fotógrafo Sérgio Felipe Rodrigues (veja abaixo) mostra o momento em que a chuva congelada cai em Bom Jardim da Serra. Ainda segundo a Defesa Civil, a condição para o fenômeno deve aumentar no final da tarde deste sábado, pois ainda vai ter umidade e o frio se intensifica.
Há, inclusive, risco de congelamento de pista na Serra do Rio do Rastro na madrugada deste domingo (10) e na madrugada da segunda-feira (11).
Veja a chuva congelada na Serra de SC
Alerta de frio intenso em SC
Uma massa de ar frio deve fazer com que as temperaturas despenquem em Santa Catarina durante o final de semana, com previsão para que as mínimas fiquem abaixo de 0°C no domingo (10) nas áreas mais altas do Estado.
No sábado (9), o dia começa com chuva persistente e volumosa, podendo estar acompanhada de raios a qualquer momento do dia, principalmente entre o Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado para alagamentos e enxurradas pontuais.
Neste dia, a sensação de frio já deve estar presente, com mínimas entre 4°C e 9°C em boa parte do estado, com valores entre 10°C e 15°C no Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Durante a tarde, variam entre 10°C e 17°C em boa parte do estado, com valores maiores em áreas do Litoral Sul.
No domingo, o dia ainda começa chuvoso, mas, aos poucos, a frente fria deve se afastar do Estado, com o ar mais seco e frio favorecendo o tempo mais estável em Santa Catarina. No fim da noite, as temperaturas ficam abaixo dos 10°C em todo o estado, com valores abaixo de 0°C nas áreas mais altas. O vento sul também ganha força no litoral durante o domingo, o que deve fazer com que o mar fique agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. A previsão é que as ondas fiquem entre 2 m e 3 m.





