Um vídeo mostra como ficaram os pneus do avião da companhia aérea Azul, que estouraram e resultaram no adiamento de três voos no Aeroporto Internacional de Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (12). A pista principal do aeroporto da capital catarinense foi interditada, e os passageiros dos voos adiados foram realocados para o Aeroporto de Navegantes pela companhia. As informações são da CBN Floripa.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os pneus foram danificados durante o pouso, que ocorreu ainda na madrugada de segunda-feira. Para retirar a aeronave da pista, foi necessário um guincho específico, que chegou ao aeroporto por volta das 10h30. Ainda não há certeza se os pneus foram a única razão da interdição. O vídeo que mostra o estado dos pneus é da página Floripa Mil Grau.
Passageiros lotam saguão com interdição em pista do Aeroporto de Florianópolis
Veja o vídeo de como ficaram os pneus:
Responsável pela administração do Aeroporto de Florianópolis, a empresa Zurich Airport Brasil publicou uma nota por volta das 10h, que além de esclarecer os impactos que o aeroporto sofria, fornecia orientações para os passageiros afetados.
Continua depois da publicidade
“A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que 35 (trinta e cinco) voos foram impactados pelo fechamento da pista 14/32 para pousos e decolagens. A concessionária trabalha junto à Azul e aos demais órgãos competentes para a liberação da pista o mais breve possível. Orientamos que os passageiros com voos marcados para hoje entrem em contato com a cia aérea para remarcações e informações sobre o voo, dando preferência aos canais digitais de atendimento”, disse o comunicado.
Por volta das 15h, mais de 50 voos já haviam sido afetados, e não há previsão de liberação da pista.
O voo
O voo AD 4225 fazia o trajeto Belo Horizonte — Florianópolis. A aeronave, que tem capacidade de até 144 assentos, era um jato bimotor da Embraer, modelo E195-E2.
Os danos nos pneus foram os responsáveis pela paralisação, conforme informações iniciais divulgadas em nota da empresa Azul.
“A Azul informa que, por motivos técnicos, o voo AD 4225, que fazia o trajeto Belo Horizonte-Florianópolis, apresentou danos nos pneus que impediram a aeronave de deixar a pista por meios próprios. O pouso aconteceu com segurança, assim como o desembarque dos clientes. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que todos estão recebendo toda a assistência necessária conforme prevê na resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, disse a Azul.
Continua depois da publicidade
A empresa aérea LATAM também comunicou que todos os voos agendados para esta segunda-feira estão cancelados. Os voos da GOL, que estavam previstos para o fim da tarde, também sofreram cancelamentos.
Veja como ficou o aeroporto na manhã desta segunda (12)
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
O que explica a demora para liberação dos voos no Aeroporto de Florianópolis
Greve dos trabalhadores da Celesc fecha lojas em Blumenau e região