O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, definiu a conversa com o secretário de estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na Casa Branca, nesta quinta-feira (16), como um início “auspicioso” de um “processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para negociações bilaterais” entre os EUA e o Brasil.

Continua depois da publicidade

Vieira afirmou que a reunião com Rubio foi “ótima” e “muito produtiva”:

— Prevaleceu atitude construtiva e voltada a aspectos práticos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia com a boa química e o que foi decidido recentemente no recente telefonema entre o presidente Lula e o presidente Trump — disse em coletiva de imprensa.

Ele afirmou, ainda, que reiterou a posição brasileira, “transmitida diretamente pelo presidente Lula (PT) ao presidente Trump sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano a partir de julho”, em referência às tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros.

— Nós estamos preparando uma agenda de reuniões e manteremos contato direto com Rubio nos próximos dias para monitorar o avanço e vamos estabelecer prazos para os próximos encontros — afirmou Vieira.

Continua depois da publicidade

Encontro entre Lula e Trump

O ministro apontou que o encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos dependerá da agenda tanto de Lula, quanto de Trump.

— Está mantido o objetivo de que Lula e Trump se reúnam proximamente, mas isso, obviamente, vai ser definido pelas partes e de acordo com agenda dos presidentes para um momento e local que sejam convenientes para ambos os lados — disse.

Reunião entre Vieira e Rubio

O encontro aconteceu na Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos, e acontece uma semana depois da ligação entre o presidente Lula (PT) e o presidente Donald Trump. A reunião entre Vieira e Rubio é vista como um primeiro passo para a negociação do tarifaço de 50% aplicado pelo governo do presidente Donald Trump a produtos brasileiros.

A reunião durou 1h15min, com cerca de 15 minutos de conversa a sós entre os dois, e o restante com assessores do secretário americano e do ministro brasileiro. Três auxiliares foram “escalados” por Mauro Vieira para o encontro: a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti; o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, Maurício Lyrio; e o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, o embaixador Philip Fox-Drummond Gough.

Continua depois da publicidade

Em uma nota conjunta, Vieira e Rubio reforçaram que a conversa foi “muito positiva sobre comércio e questões bilaterais”, e que os envolvidos concordaram em “concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto”.

Veja a nota na íntegra

Declaração Conjunta do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, do Secretário de Estado, Marco Rubio, e do Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer

Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.

Joint Statement by Minister of Foreign Affairs of Brazil Mauro Vieira, Secretary of State Marco Rubio, and United States Trade Representative Jamieson Greer

Continua depois da publicidade

Today, Secretary of State Marco Rubio and United States Trade Representative Jamieson Greer met with the Minister of Foreign Affairs for Brazil Mauro Vieira and had very positive talks regarding trade and ongoing bilateral issues. Secretary Rubio, Ambassador Greer, and Minister of Foreign Affairs Vieira agreed to collaborate and conduct discussions on multiple fronts in the immediate future and establish a working path forward. Both sides also agreed to work together to schedule a meeting between President Trump and President Lula at the earliest possible occasion.

Leia também

Eduardo Bolsonaro ironiza e deseja “sorte” a Mauro Vieira antes de reunião com EUA