Os vinhos catarinenses são reconhecidos pela sua qualidade, atraindo admiradores de diferentes partes do país e do mundo. Isso acontece por conta de características específicas da produção das vinícolas e de condições climáticas. O clima ameno e as altas altitudes da região serrana do Estado são algumas das características que favorecem a produção de bebidas com boa qualidade.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Entre as principais premiações recebidas pelos vinhos catarinenses está a medalha Gran Ouro em 2016, 2017 e 2018 no Concours Mondial Bruxelle realizado em Bruxelas, na Bélgica.
Palazzo Ducale da Vinícola Leone di Venezia
Esse vinho utiliza as uvas de origem italiana, como a Sangiovese. Elas se adaptaram bem ao clima ameno de Santa Catarina, contribuindo para a produção de bebidas de qualidade.
Continua depois da publicidade
VF Chardonnay da Vinícola Villa Francioni
Essa bebida conta com um amplo conjunto de sabores e dentre eles estão o cacau, cravo, mel, abacaxi e maçã. O Chardonnay é uma boa pedida para entradas frescas, como saladas e carnes brancas. Essas características, somadas, contribuem para o desenvolvimento de uma bebida sofisticada.
Barone Pequenas Produções da uva Nebbiolo
Essa bebida foi premiada 3 vezes no Gran Ouro em 2016, 2017 e 2018 no Concours Mondial Bruxelle que foi realizado em Bruxelas, na Bélgica. Além disso, obteve ouro na Prova Vinhos do Brasil em 2019.
Não é por acaso que esse vinho catarinense recebeu premiações. Ele apresenta coloração límpida e brilhante. O produto conta também com aromas de frutas negras e com leve toque de madeira.
Por conta dessas características mencionadas, a bebida combina bastante com massas com molhos cremosos, pratos encorpados com carne e também com queijos maduros.
Continua depois da publicidade
Thera Sauvignon Blanc da Vinícola Thera
Trata-se de um vinho branco e é uma das principais bebidas produzidas nas regiões serranas catarinenses. A bebida é adaptada ao clima e terrenos locais, contribuindo para o desenvolvimento de bebidas reconhecidas pelo mercado.
Por essa razão, a Thera Sauvignon Blanc chegou a receber a medalha de prata pela revista Decanter, uma das mais conhecidas do universo dos vinhos.
Leia também
Quais são as uvas mais utilizadas na produção de vinhos catarinenses
Dicas para escolher um bom vinho independente do preço