Para quem busca formas simples de cuidar da saúde, a solução costuma ser uma alimentação saudável. Nesse caso, as frutas são uma das opções favoritas das pessoas.

Continua depois da publicidade

Mas você sabia que algumas delas oferecem mais nutrientes quando estão verdes, ou seja, ainda não amadureceram completamente? O sabor nem sempre é o mais agradável, mas o seu organismo vai agradecer a escolha.

1. Banana

Segundo a Healthline, a banana verde contém maior quantidade de fibras do que a banana madura. 

Após uma série de processos metabólicos, essas fibras trazem benefícios para a digestão e ajudam a prevenir a constipação. 

Continua depois da publicidade

Além disso, a banana verde tem menor índice glicêmico, ou seja, libera glicose mais lentamente no sangue. 

Isso pode ajudar no controle da glicemia e evitar picos de açúcar após as refeições, especialmente útil para quem busca equilíbrio metabólico.

2. Manga

Um artigo publicado na SciELO aponta que, no caso da manga verde, o teor de amido é maior do que na fruta madura. Já a quantidade de açúcares livres é menor. 

Continua depois da publicidade

Ou seja, a digestão da fruta verde tende a ser mais lenta e a liberação de energia, mais gradual, o que pode ser benéfico para o controle glicêmico. 

A manga pouco madura também tem estrutura celular mais firme, deixando a polpa consistente e menos doce. Essa característica faz com que o organismo precise de mais tempo para digeri-la, favorecendo a saciedade e evitando picos de açúcar.

3. Pêssego

Segundo um artigo disponível na Science Direct, o pêssego verde concentra polifenóis, flavonoides e antioxidantes que podem oferecer efeitos anti-inflamatórios e menor teor de açúcar. 

Continua depois da publicidade

Além disso, os extratos têm forte atividade antioxidante com potencial uso em alimentos e cosméticos.

Pode comer fruta verde?

De acordo com especialistas, o consumo das frutas listadas, antes de amadurecer, geralmente não oferece problemas. 

Mesmo assim, a moderação é essencial, já que o excesso pode causar desconfortos digestivos, elevar a presença de compostos pouco favoráveis e, quando consumidas com sal, aumentar a pressão arterial.

Continua depois da publicidade

Por Vitoria Estrela