A cena do embate de Solange (Alice Wegmann) e Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo viralizou por vários motivos. Um dos principais foi o público comparar como foi a cena em 1988 e no remake.

Continua depois da publicidade

A atuação das duas atrizes também chamou atenção e o fato de alguém ter se vingado de Fátima, que aprontou todas para conseguir se tornar uma Almeida Roitman.

Um dos pontos que também ajudou na viralização da cena nas redes sociais é o texto. A frase que Solange diz a Fátima para exemplificar que a máscara dela vai cair um dia, tomou conta das publicações, desde que a cena foi exibida na quinta-feira (10).

Compare a cena do acerto de contas entre Solange e Fátima com a versão original de Vale Tudo

Na cena de Vale Tudo, Solange diz a frase:

Continua depois da publicidade

“Você pode enganar todo o mundo por quase todo tempo, quase todo mundo por todo tempo, mas você não pode enganar todo mundo por todo tempo. Essa nunca falhou, Fátima, e não vai falhar dessa vez”, diz Solange antes de dar um tapa na cara de Fátima.

Qual a origem da frase dita por Solange em Vale Tudo?

Essa frase de Solange em Vale Tudo, escrita por Gilberto Braga no texto original da novela em 1988, e mantida por Manuela Dias no remake de Vale Tudo em 2025, é uma adaptação de uma adaptação.

A mais famosa diz “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo”, e é atribuída ao presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln, apesar de ter autoria desconhecida.

Continua depois da publicidade

Seria uma adaptação frase do protestante francês Jacques Abbadie, que em 1684 disse:

“Pode-se enganar alguns homens, ou enganar a todos em determinados lugares e por algum tempo; mas não se pode enganar todos os homens em todos os lugares e em todos os séculos.”

Você vai gostar de ler também que em Vale Tudo, Aldeíde retorna ao Brasil depois de tragédia e terá um novo amor e compare o vestido de noiva de Maria de Fátima com a versão original de Vale Tudo.