A votação final do Oscar 2025 começa nesta terça-feira (11). Os cerca de 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas têm até o próximo dia 18 de fevereiro para eleger seus favoritos entre os filmes indicados. A cerimônia está marcada para o dia 2 de março, com transmissão pela TV Globo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui concorre em três categorias, incluindo a principal da noite, de Melhor Filme. O longa de Walter Salles também concorre a Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

O campeão de indicações foi Emília Pérez, nomeado em 13 categorias. Os filmes O Brutalista Wicked vêm depois na lista de mais indicados, com 10 nomeações, cada um. Já Conclave Um Completo Desconhecido tiveram oito indicações, cada um.

Quais as chances de Ainda Estou Aqui

Continua depois da publicidade

Como funciona a votação para o Oscar

Neste ano, a votação permite que todos os membros da Academia escolham em todas as categorias. Anteriormente, eles votavam apenas dentro da própria área, exceto nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

A maioria das categorias é decidida pelo filme ou profissional que recebe mais votos. No entanto, para a categoria de Melhor Filme, a votação segue o método preferencial, no qual os eleitores classificam os filmes indicados por ordem de preferência, de um a 10.

O vencedor precisa receber 50% dos votos em primeiro lugar (ou seja, cerca de 5 mil votos). Caso nenhum filme alcance essa porcentagem na primeira rodada, o filme com menos votos como primeira opção é eliminado e os votos são redistribuídos para a segunda escolha destes votantes, até que um filme obtenha a maioria necessária. Isso visa garantir que o vencedor seja o mais “consensual”.

Leia também

Onde assistir os filmes do Oscar por R$ 10 em Florianópolis

5 filmes indicados ao Oscar para assistir no streaming