Apenas um brasileiro segue vivo na oitava etapa n WSL, o Circuito Mundial de Surfe, que acontece em Lower Trestles, na Califórnia. Yago Dora foi o único do Time Brasil a se classificar para as quartas de final da competição. O representante de Santa Catarina, terceiro colocado no ranking mundial, eliminou o também brasileiro João Chianca, o Chumbinho, nas oitavas de final. Agora, nas quartas, Yago enfrenta o australiano Ethan Ewing. 

Continua depois da publicidade

Confira os registros da etapa californiana do Mundial de Surfe

O terceiro dia da janela em San Clemente, na Califórnia, foi disputado nesta quarta-feira (11), e a primeira derrota brasileira do dia veio entre as mulheres. Luana Silva disputou a última bateria da repescagem contra a norte-americana Caroline Marks e acabou eliminada. 

Na sequência, mais dois brasileiros se despediram da etapa. Ítalo Ferreira, segundo colocado no ranking mundial, foi eliminado pelo australiano Joel Vaughan. Já Filipe Toledo foi derrotado pelo norte-americano Griffin Colapinto nas oitavas de final, em uma virada no último minuto da bateria.

Os outros brasileiros foram eliminados na repescagem: Miguel Pupo perdeu para o australiano Joel Vaughan, e Alejo Muniz foi derrotado por Ethan Ewing, também da Austrália. 

Continua depois da publicidade

Yago Dora em busca da lycra amarela 

Outro eliminado nesta quarta-feira foi o líder do ranking, o sul-africano Jordy Smith, que competiu contra o norte-americano Cole Houshmand na quinta bateria das oitavas de final e se despediu da etapa em nono lugar. Com esse resultado, Yago pode se aproximar ainda mais da liderança e da lycra amarela (usada exclusivamente pelo líder do ranking). 

Alejo Muniz vive temporada de superação no Circuito Mundial de Surfe após lesão

Se Yago chegar à semifinal, ele ultrapassa Ítalo Ferreira, já eliminado, e assume a vice-liderança do ranking mundial. Caso vença a etapa de Trestles, ainda não alcança a primeira posição, mas ficará apenas 565 pontos atrás do sul-africano. 

A WSL já anunciou que o evento ficará em off nesta quinta e sexta-feira. A próxima chamada para o Trestles Pro 2025 acontece apenas no sábado (14), às 11h45 (horário de Brasília). 

Repescagem Feminino

1- Caitlin Simmers (EUA) 14.87 x 13.96 Kirra Pinkerton (EUA)  

2- Erin Brooks (CAN) 16.33 x 6.84 Tyler Wright (AUS) 

3- Sawyer Lindblad (EUA) 14.17 x 13.20 Isabella Nichols (AUS) 

4- Caroline Marks (EUA) 15.20 x 13.44 Luana Silva (BRA) 

Quartas de final  

1- Caitlin Simmers (EUA) 12.10 x 11.66 Erin Brooks (CAN)  

2- Molly Picklum (AUS) 12.50 x 11.47 Lakey Peterson (EUA)  

Próximas baterias  

3 Gabriela Bryan (HAV) x Sawyer Lindblad (EUA)  

4 Caroline Marks (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV) 

Oitavas de final masculino

1- Joel Vaughan (AUS) 16.87 x 16.20 Italo Ferreira (BRA)  

2- Grin Colapinto (EUA) 16.83 x 16.30 Filipe Toledo (BRA)  

3- Yago Dora (BRA) 11.66 x 9.33 João Chianca (BRA)  

4- Ethan Ewing (AUS) 14.67 x 12.70 Jake Marshall (EUA) 

Quartas de final  

1- Joel Vaughan (AUS) x Grin Colapinto (EUA)  

2- Yago Dora (BRA) x Ethan Ewing (AUS)  

3- Cole Houshmand (EUA) x Jack Robinson (AUS)  

4 Kanoa Igarashi (JAP) x Connor O’Leary (JAP)