O município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, registrou dois novos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os registros indicam uma mãe, contaminada com Chikungunya, e o filho, que contraiu dengue. Eles residem na mesma casa na Linha Serrinha, interior do município. As informações são da Secretaria de Saúde de Xanxerê, por meio da Vigilância Epidemiológica.

Continua depois da publicidade

A mãe, com 33 anos de idade, começou a apresentar os sintomas no dia 26 de janeiro. Já o filho, de oito anos, apresentou sintomas a partir do dia 28. Ambos realizaram exames e acompanhamento médico junto às equipes de saúde do município e apresentaram melhoras nos últimos dias.

O caso de chikungunya é o quinto registrado no município desde o início do ano. Já o de dengue, é o primeiro a ser registrado em 2026. Ao todo, o município conta atualmente com 59 focos do mosquito Aedes aegypti.

A Vigilância Epidemiológica reforçou a atenção para a região do município em que eles residem, com o objetivo de evitar a proliferação das arboviroses. Nesta quinta-feira (05), agentes de endemias realizaram a vistoria da área, detectando possíveis focos, orientando a população e realizando a limpeza e aplicação de larvicidas.

No final da tarde, horário em que esta espécie de mosquito atinge um pico de atividade, foi aplicado inseticida nas casas e espaços da região, buscando eliminar os mosquitos contaminados. As equipes também reforçam a importância dos cuidados da população, que deve manter caixas de água tampadas, garantir a destinação correta de objetos, como pneus e garrafas plásticas e verificar o escoamento de calhas e lajes.

Continua depois da publicidade