Zebrinha nasce no Zoo Pomerode após gestação considerada rara no Brasil; veja fotos

Local também registrou nascimento de uma Jacutinga, espécie ameaçada de extinção

Compartilhe:
Mãe e filhote de zebra

Mãe e filhote são monitorados 24 horas por dia (Foto: Zoo Pomerode, Divulgação)

O zoo de Pomerode registrou um caso considerado incomum no Brasil: o nascimento de um filhote de zebra. A zebrinha veio ao mundo de forma natural. A gestação é considerada rara porque há poucos casais no Brasil em idade reprodutiva.

Continua após a publicidade

Atualmente, o zoo abriga quatro animais da espécie incluindo a nova mamãe e a filhote.

Receba notícias de Blumenau e região direto no WhatsApp

Continua após a publicidade

Para que esse nascimento fosse possível de forma natural e de acordo com os instintos dos animais, a equipe do zoológico adotou uma série de ações. O primeiro passo foi a aproximação do casal em seu habitat e o monitoramento constante para garantir o bem-estar de ambos juntos.

O acompanhamento foi diário e constante até as semanas próximas ao parto, quando foram ampliados os cuidados com a fêmea e a filhote.

— Foram 12 meses de gestação e durante esse período a fêmea foi acompanhada quanto ao aumento do escore corporal e maior consumo de alimento, sendo assim adotada uma oferta de dieta adequada às suas necessidades, ajustes do ambiente, entre outros cuidados — explica a bióloga Priscila Weber Maciel.

Ainda de acordo com a bióloga, a filhote está saudável, se alimenta bem com leite materno e, há algumas semanas, há vem comendo capim, alfafa e ração. A zebrinha tem se desenvolvido de forma natural, com o auxílio da mãe.

Continua após a publicidade

— As duas foram mantidas em uma área anexa ao ambiente das zebras, para permitir o seu desenvolvimento e cuidados maternos sem a interferência das outras zebras. Agora que ela está um pouco mais desenvolvida, foi possível fazer a junção com os outros animais — explica a bióloga.

Nascimento de ave em perigo de extinção

O zoo pomerode também registrou no dia 5 de março o nascimento de uma Jacutinga, espécie ameaçada de extinção. A ave habita a Mata Atlântica e é considerada uma “semeadora de florestas”, já que é dispersora de sementes.

Continua após a publicidade

Agora o local conta com cinco jacutingas que podem ser vistas pelos visitantes no recinto de imersão Paraíso das Aves.