A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (24), véspera do segundo turno das eleições, apresenta o cenário da disputa pelo governo do Distrito Federal. Segundo o levantamento, a atual governadora, Celina Leão (PP), lidera as intenções de voto e aparece à frente na corrida pela reeleição, com 59%.
Votos válidos
- Celina Leão (PP): 59%
- Leandro Grass (PT): 41%
Veja fotos:
O que são votos válidos?
É a forma como o TSE divulga o resultado oficial das eleições. São os votos dados nos candidatos. Esse cálculo deixa de fora os votos em branco e nulos e abstenções. Para vencer no 1º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nas pesquisas, as empresas excluem os votos em branco e nulos e os eleitores indecisos para calcular os votos válidos.
Votos totais
Veja agora o resultado com os votos totais, incluindo votos em branco, nulos e eleitores indecisos.
- Celina Leão (PP): 54% (eram 54% no levantamento anterior, em 22 de outubro);
- Leandro Grass (PT): 38% (eram 37%);
- Em branco/nulo/nenhum: 6% (eram 7%);
- Não sabe: 2% (eram 2%).
Pesquisa espontânea
Veja agora a pesquisa espontânea, em que os eleitores respondem sem ter acesso a uma lista de candidatos.
Esses resultados ajudam a medir o grau de consolidação do voto. Quanto maior o número de indecisos na véspera, menos consolidado está o voto e maior a possibilidade de mudanças em relação ao resultado de domingo.
- Celina Leão (PP): 47% (eram 47% em 22 de outubro);
- Leandro Grass (PT): 30% (eram 29%);
- Branco/nulo/não vai votar: 5% (eram 7%);
- Indecisos: 11% (eram 10%);
- Outras respostas: 6% (eram 5%);
- Vota no PT / no candidato do PT: 1% (era 1%).
Decisão do voto
Entre os eleitores que declaram voto em um candidato, 92% dizem que a decisão é definitiva. Outros 7% afirmam que ainda podem mudar de ideia.
- Escolha é definitiva: 92%
- Pode mudar: 7%
Ficha técnica da pesquisa
O levantamento foi encomendado pela Globo e pela Folha de S. Paulo e ouviu 1.620 eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 23 e 24 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número DF-03453/2026.




