A advogada Clariana Barão foi confirmada pelo partido Democracia Cristã (DC) como candidata a presidente da República nas eleições de 2026. A decisão ocorreu nesta quarta-feira (5), após convenção do partido feita em São Paulo (SP). A vice será a também advogada Fabiana Torquato, também do DC.
“Eu, que venho do Mato Grosso, um estado que é líder pelo terceiro ano consecutivo em número de feminicídios, tragicamente recordista e supera seus índices a cada ano, eu não posso levantar outra bandeira que não seja das mulheres e das crianças desse país. Essa bandeira é a base, é a sustentação do nosso país. Se a gente cuidar das mulheres e das crianças, esse país tem jeito”, afirmou, em discurso na convenção que confirmou a candidatura.
Até o momento, a chapa do DC não está coligada com outros partidos. As convenções que oficializam as alianças e definem os nomes dos candidatos podiam ocorrer até esta quarta-feira (5), segundo o calendário eleitoral.
As candidaturas ainda precisam oficializar o registro à Justiça Eleitoral até 15 de agosto, com envio de documentações partidárias, pessoais e plano de governo.
Quem é Clariana Barão, candidata a presidente da República
A advogada Clariana Barão (DC) é presidente do diretório estadual do partido no Mato Grosso. Ela disputa uma eleição pela primeira vez e será a segunda mulher na disputa deste ano. Clariana é pós-graduada em Gestão Pública e Direito Administrativo e também é criadora de conteúdo nas redes sociais.
Ela será candidata no lugar do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, que foi anunciado pelo partido no início do ano, mas decidiu não concorrer. Antes disso, o ex-ministro dos Esportes e deputado federal Aldo Rebelo chegou a ser anunciado, mas foi substituído por Barbosa pelo partido. Em decorrência disso, Aldo saiu do partido.





