Fachin autoriza mudança de Fux para Segunda Turma e transferência já tem data

Fux havia feito o pedido de transferência na terça-feira (21)

Compartilhe:
Atualmente, Luiz Fux é um dos ministros da Primeira Turma do STF (Foto: Fellipe Sampaio, STF)

Luiz Fux é um dos ministros da Primeira Turma do STF (Foto: Fellipe Sampaio, STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, autorizou que o ministro Luiz Fux seja transferido da Primeira Turma para a Segunda Turma. A mudança deve acontecer a partir da próxima semana. As informações são do g1.

Continua após a publicidade

No despacho, o ministro Fachin escreveu que não houve manifestação de interesse de mudança de integrante mais antigo da Corte e, diante disso, concedia “a solicitada transferência para a Segunda Turma, nos termos dos artigos 13, X e 19 do Regimento Interno desta Corte”.

O pedido está previsto no artigo 19 do Regimento Interno do STF e as únicas duas regras são simples: é necessário que haja uma vaga aberta e, caso tenha mais de um pedido para mudança de Turma, “terá preferência o do mais antigo”, em relação aos membros da Corte.

Continua após a publicidade

Isso quer dizer que se a ministra Cármen Lúcia, que integra atualmente a Primeira Turma, teria prioridade se fizesse o mesmo pedido para mudar de colegiado. Fux pediu a transferência nesta terça-feira (21), com o desfalque na Segunda Turma após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, oficializada no último sábado (18).

Quem são os ministros da Primeira Turma do STF