Lula vence na Palestina, enquanto Flávio lidera em Israel nas Eleições 2026

Resultados dos boletins de urnas no exterior mostram cenários opostos para os dois candidatos em Israel e na Palestina

Compartilhe:

Lula vence na Palestina, enquanto Flávio lidera em Israel nas Eleições 2026 (Foto: Ricardo Stuckert, Flávio Bolsonaro, Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu entre os brasileiros que votaram em Ramala, na Palestina, neste domingo (4), enquanto Flávio Bolsonaro (PL) ficou à frente em Tel Aviv, em Israel. Na cidade palestina, o petista recebeu 1.078 votos, equivalentes a 93,09% dos votos válidos. Em Israel, o candidato do PL somou 523 votos, ou 74,40%.

Continua após a publicidade

Os dados são referentes aos boletins das urnas no exterior divulgados pelo TSE à imprensa neste domingo (4) que antecedem a totalização oficial.

Lula vence na Palestina com 1.078 votos

Em Ramala, Lula concentrou 93,09% dos votos válidos registrados entre os brasileiros que participaram da votação.

Continua após a publicidade

O candidato do PT recebeu 1.078 votos, enquanto Flávio Bolsonaro contabilizou 46 votos, correspondentes a 3,97%.

Os demais candidatos também receberam votos na seção eleitoral. Entre eles estavam:

  • Clariana Barão: 9 votos (0,78%);
  • Edmilson Costa: 7 votos (0,60%);
  • Renan Santos: 6 votos (0,52%);
  • Romeu Zema: 2 votos (0,17%);
  • Ronaldo Caiado: 2 votos (0,17%);
  • Augusto Cury: 2 votos (0,17%);
  • Hertz Dias, Leonardo Avalanche, Rui Costa Pimenta e Samara: 1 voto cada (0,09%).

O desempenho de Lula na Palestina também supera o registrado na eleição anterior. Em 2022, o petista havia obtido 84,8% dos votos válidos entre os eleitores brasileiros no território.

Flávio Bolsonaro vence em Israel com 523 votos

Em Tel Aviv, o resultado foi diferente. Flávio Bolsonaro recebeu 523 votos e alcançou 74,40% dos votos válidos e Lula ficou em segundo lugar, com 92 votos, equivalentes a 13,09% dos votos válidos registrados na cidade.

Continua após a publicidade

Na sequência, apareceram Renan Santos, com 27 votos (3,84%); Augusto Cury, com 25 (3,56%); e Ronaldo Caiado, com 24 (3,41%).

Também receberam votos Romeu Zema, com sete (1%); Clariana Barão e Veterinário Wilson Grassi, com dois cada (0,28%); e Samara, com um voto (0,14%).

Continua após a publicidade

O resultado mantém a liderança registrada pelo campo político de Flávio em Israel em relação à eleição anterior. Em 2022, Jair Bolsonaro havia conquistado 46% dos votos válidos no país.

Votação no exterior

Nas eleições brasileiras realizadas fora do país, os eleitores votam exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. Por isso, os boletins de Israel e da Palestina correspondem apenas à disputa presidencial.

Continua após a publicidade

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabelece que a votação no exterior é destinada a brasileiros residentes fora do país que estejam inscritos para votar nessa modalidade.

Os números divulgados neste domingo correspondem aos boletins das seções eleitorais no exterior. Segundo o TSE, a divulgação dos resultados presidenciais começaria a partir das 17h, no horário de Brasília, junto com os dados das demais localidades.

Continua após a publicidade

A Justiça Eleitoral diferencia a apuração realizada individualmente por cada urna da etapa posterior de totalização, quando os dados dos boletins são reunidos para formar o resultado eleitoral.

Israel e Palestina tiveram resultados parecidos para o PT e PL

Os resultados de 2026 repetem, nos dois locais, a liderança registrada pelos mesmos partidos políticos em 2022.

Continua após a publicidade

Em Israel, Jair Bolsonaro, filiado ao PL, havia vencido com 46% dos votos válidos. Já na Palestina, Lula, filiado ao PT, havia alcançado 84,8% dos votos válidos.

Neste primeiro turno, os números preliminares mantiveram essas posições: Flávio Bolsonaro ficou à frente em Tel Aviv, enquanto Lula liderou em Ramala.