Alceu Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul, morreu na madrugada desta terça-feira (24) aos 97 anos. A notícia foi confirmada pelo Hospital Mãe de Deus. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. As informações são do g1.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo familiares, o ex-governador estava internado desde 16 de dezembro para tratar uma pneumonia. Por meio de nota, o hospital confirmou a morte de Alceu, que aconteceu às 02h40min desta terça-feira.
— Minha solidariedade aos filhos de Collares e à sua esposa, Neusa Canabarro, neste momento de dor. Que possam encontrar conforto na memória de sua trajetória e no reconhecimento de sua contribuição para nossa sociedade. O Rio Grande do Sul perde um grande líder, mas seu exemplo será eterno — declarou Eduardo Leite, governador do estado gaúcho.
O atual governador ainda decretou luto oficial de três dias em homenagem a Collares. Segundo a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação, o velório aberto ao público ocorre no Palácio Piratini das 11h às 16h de quarta-feira (25). O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz.
Quem foi Alceu Collares
Único governador negro eleito na história do Rio Grande do Sul, cumprindo o mandato entre 1991 e 1995, Collares também foi prefeito e vereador em Porto Alegre, além de deputado federal.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e em 1964 elegeu-se pela primeira vez vereador em Porto Alegre. Foi deputado federal de 1971 a 1983, inicialmente pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e depois pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Entre 1986 e 1988 foi prefeito da capital do estado gaúcho, o primeiro de Porto Alegre eleito pelo voto direto após a redemocratização.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Ex-deputado Daniel Silveira volta a ser preso por atos antidemocráticos
Morte de motorista na BR-282 em SC é a sexta em semana marcada por violência na rodovia
Carro capota e bloqueia a BR-101 na véspera de Natal em Joinville
