Número de vereadoras eleitas nas cidades do Vale do Itapocu em SC cresce 250%; veja lista

Schroeder foi o município que mais elegeu mulheres neste ano: quatro vão assumir cadeiras no legislativo em 2025

Compartilhe:
Vereadoras eleitas aumentam porcentagem em relação à 2020.

Todos os municípios da região vão contar com ao menos uma presença feminina na Câmara de Vereadores (Foto: TSE, Divulgação)

As sete cidades do Vale do Itapocu, no Norte de Santa Catarina, registram um aumento de 250% no número de vereadoras eleitas em 2024. Em 2020, foram apenas quatro mulheres eleitas na região e em três cidades. Nas eleições deste ano, o número aumentou para 14 e, a partir de 2025, todos os municípios da região vão contar com ao menos uma presença feminina na Câmara de Vereadores.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Schroeder se destacou nestas eleições e foi a cidade que mais elegeu mulheres para o Legislativo. De nove vereadores, quatro mulheres foram eleitas pela primeira vez na história. Na legislatura atual, havia apenas uma vereadora mulher, Ana Leon (MDB), que inclusive foi reeleita em 2024.

Continua após a publicidade

Jaraguá do Sul, a maior cidade da região, manteve apenas duas representantes femininas na Câmara, mesmo número que em 2020. Natalia Lucia Petry (MDB), que já foi vereadora em legislaturas passadas e foi Secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, conseguiu se eleger novamente; e a vereadora Sirley Schappo (Novo) foi reeleita.

Os números de Guaramirim também chamaram a atenção: o município elegeu duas vereadoras, no entanto, as duas foram as mais votadas nestas eleições na cidade. A Professora Maria Rosana (MDB) fez história com 894 votos. Cristina Poltronieri (PL) veio em seguida, com 830 votos. A cidade conta com nove vereadores no total. Nas últimas eleições, nenhuma mulher havia sido eleita.

As cidades de Corupá e São João do Itaperiú também elegeram duas mulheres; e Massaranduba e Barra Velha, uma vereadora cada.

Conheça as vereadoras eleitas nas sete cidades do Vale do Itapocu

Jaraguá do Sul

Município elegeu 2 vereadoras, de um total de 11 legisladores:

Continua após a publicidade
  • Professora Natália (MDB): 3.693 votos
  • Sirley Schappo (Novo): 2.295 votos (reeleita)

Guaramirim

Município elegeu 2 vereadoras (as mais votadas da cidade), de um total de 9 legisladores:

  • Professora Maria Rosana (MDB): 894 votos
  • Cristina Poltronieri (PL): 830 votos.

Schroeder

Município elegeu 4 vereadoras, de um total de 9 legisladores:

Continua após a publicidade
  • Kauana Lange (PP): 331 votos
  • Ana Leon (MDB): 321 votos (reeleita)
  • Scheila da Farmácia (PL): 269 votos
  • Muka (PP): 262 votos.

Corupá

Município elegeu 2 vereadoras, de um total de 9 legisladores:

  • Ana Paula (PL): 291 votos
  • Katia (Novo): 278 votos.

Massaranduba

Município elegeu 1 vereadora, de um total de 9 legisladores:

Continua após a publicidade
  • Franciele Ronchi (União): 564 votos.

São João do Itaperiú

Município elegeu 2 vereadoras, de um total de 9 legisladores:

  • Vanda (PL): 301 votos
  • Cleide Moreira (MDB): 208 votos.

Barra Velha

Município elegeu 1 vereadora, de um total de 11 legisladores:

Continua após a publicidade
  • Rubiani de Campos Jacks Leal (DC): 353 votos.

Resultado é comemorado, mas poderia ser ainda melhor, indica Colegiado

Os números foram levantados pela Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) e comemorados pelo Colegiado da Mulher Vereadora da Avevi, que promoveu, nos últimos quatro anos, ações de conscientização para trazer mais interessadas para a política. O Colegiado realizou fóruns chamados de ‘Mulheres na Política: a Força Feminina no Legislativo’, nas cidades de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e São João do Itaperiú, que fortaleceu a representatividade feminina.

— Além disso, o Colegiado promoveu a conscientização da comunidade sobre participação ativa da mulher no Legislativo. Isso ficou evidente nos últimos meses, onde vimos um número expressivo de mulheres colocando seu nome à disposição dos partidos para uma oportunidade de nos representar no Legislativo. É um trabalho contínuo e o resultado pode demorar, mas vemos que está sendo efetivo — observou a vereadora de Jaraguá do Sul e presidente do Colegiado, Nina Santin Camello (PL).

Continua após a publicidade

Para a vereadora, aumentar de 4 para 14 vereadoras é um avanço se comparado a legislaturas anteriores. Mas ela avalia que é possível melhorar ainda mais a representatividade.

— Sabemos que as mulheres enfrentam muitos desafios e precisamos falar sobre isso. Começando pela falta de apoio dos partidos, pois infelizmente sabemos que muitos só incluem mulheres pela cota. E quando eleitas, os desafios são outros. As mulheres defendem pautas que geralmente não são suscitadas, como é o caso da violência contra mulher. Por isso é importante ter ainda mais diversidade dentro das Câmaras. O trabalho continua — complementou a vereadora. 

Continua após a publicidade

Veja fotos das vereadoras eleitas

Leia mais

Vereador mais votado da história de Jaraguá do Sul é empreendedor e vai para o segundo mandato na Câmara

Com mais de 100 mil faltantes, abstenção na eleição em Joinville foi a maior das últimas décadas