Quadro grave de trombose leva prefeita de cidade catarinense para UTI

Ela já estava em tratamento há alguns meses e quadro piorou na semana passada

Compartilhe:

Geovana Gessner, de Trombudo Central, está internada no Hospital Regional do Alto Vale (Foto: Divulgação)

A prefeita de Trombudo Central, cidade no Alto Vale do Itajaí, está internada com um quadro grave de trombose. Geovana Gessner, de 39 anos, já estava há alguns meses em tratamento, mas na última semana a situação piorou e exigiu internação. Conforme o boletim médico desta segunda-feira (23), ela está na UTI, respirando com a ajuda de aparelhos.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Segundo a assessoria da prefeitura, Geovana passou por cirurgias ao longo deste ano por causa da trombose, entretanto havia decidido se manter no cargo mesmo diante do tratamento delicado com anticoagulantes. Na última sexta (20), ela apresentou complicações nas pernas e precisou passar por uma nova cirurgia no Hospital Regional do Alto Vale, em Rio do Sul.

Continua após a publicidade

“O prognóstico continua sendo incerto e o objetivo principal é reverter a trombose que acometeu as pernas da Geovana Gessner na tentativa de evitar consequências mais graves que, no caso, seria a irreversibilidade dos seus movimentos”, diz um trecho da nota divulgada à imprensa. A família pediu orações para a prefeita e disse estar esperançosa quanto à recuperação.

Na manhã desta segunda, o vice-prefeito de Trombudo Central e atual candidato a prefeito da cidade, Hermelino Prada, publicou um vídeo nas redes sociais pedindo boas energias para Geovana.

O que é trombose

De acordo com o Ministério da Saúde, a trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves, afirma o MS.

Continua após a publicidade

Leia mais

Jovem é preso em aeroporto de SC a caminho de Paris levando cocaína presa ao corpo

Trabalhador morre atropelado por rolo compactador de asfalto em Pomerode

Continua após a publicidade

Brusque abre concurso público com salários de até R$ 11,5 mil; veja cargos