Ampliação de leitos torna hospital de Itajaí o maior de Santa Catarina

Quarenta e um novos leitos foram inaugurados na manhã desta segunda-feira

Compartilhe:

(Foto: Eduardo Valente, Secom, Divulgação)

A ampliação no número de leitos no Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, tornou o hospital o maior de Santa Catarina, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Os 41 novos leitos de internação geral foram inaugurados na manhã desta segunda-feira (6) e ficam no 11º andar do prédio anexo à unidade, chamado de Complexo Madre Teresa. A unidade passa a contar agora com 428 leitos.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

O governo do Estado informou ter investido até o momento R$ 134,6 milhões na construção do complexo. A estrutura tem 15 andares, e dois deles já estão em funcionamento desde março, com o serviço de oncologia. Ainda há previsão de abrir neste ano mais 10 leitos de UTI neonatal.

Continua após a publicidade

Quando estiver 100% em funcionamento, o Complexo Madre Teresa terá urgência e emergência, centro de diagnóstico por imagem, ambulatório, banco de leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI adulto, 10 de UTI neonatal, 10 leitos de unidade de cuidados intensivos. A estrutura também contará com 12 salas cirúrgicas, além de central de materiais esterilizados e unidade de alta complexidade oncológica. 

— Este hospital ficará com mais de 608 leitos quando todo esse complexo estiver ativado. Por isso que precisamos abrir gradualmente para oferecer a melhor qualidade de assistência possível. Até o primeiro trimestre de 2024, queremos ver todo esse bloco em funcionamento para então iniciarmos as adequações do antigo bloco — afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Os números

O Hospital Marieta Konder Bornhausen é instituição filantrópica, e atende pelo SUS, convênios e particular. A unidade recebe pacientes de toda a região, mas principalmente das cidades da Foz do Itajaí. Somente este ano, segundo o governo do Estado, já foram prestados 51.260 atendimentos no pronto socorro; internados 20.830 pacientes, realizados 12.400 cirurgias; efetivados 579.361 exames de diagnóstico e 3.359 crianças nasceram na unidade.

Leia mais

Caixa libera saque do FGTS para moradores de Itajaí atingidos por enchente

Continua após a publicidade

Itajaí tem 15 dias para detalhar atuação após ação ilegal da PM contra moradores de rua