Mais um foco da doença de Newcastle foi confirmado em Santa Catarina nesta terça-feira (27). O caso, que é o terceiro no Estado, foi registrado em uma criação de aves em Nova Erechim, no Oeste catarinense, segundo o g1.
A nova detecção aconteceu em uma granja com 9,6 mil animais. O local está dentro da área de emergência zoosanitária declarada após o primeiro registro, em 24 de outubro.
Assim como nos outros dois registros anteriores, nas cidades vizinhas de Nova Itaberaba e Coronel Freitas, as aves não apresentam sintomas, segundo informações da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), órgão do estado que atua na contenção em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O novo registro foi detectado durante o controle sanitário das autoridades, que incluem vistoria em propriedades e monitoramento das criações. Com a confirmação do novo caso, o raio de vigilância das equipes foi ampliado em aproximadamente 9,5 quilômetros.
“Entre os dias 20 e 26 de outubro, foram vistoriadas 133 propriedades comerciais e 551 propriedades de subsistência. A operação mantém quatro barreiras sanitárias ativas, com fiscalização e desinfecção de veículos”, informou a Cidasc.
O Ministério da Agricultura ressaltou que o consumo de produtos avícolas submetidos à inspeção oficial permanece seguro, sem contraindicações.
Vírus foi detectado em pombos
O vírus também foi registrado em pombos de vida livre, silvestres, na cidade de Marema, fora da zona de emergência inicial, no dia 19 de outubro, o que acendeu o alerta para o reforço das medidas de biosseguridade em toda a região.
“É fundamental esclarecer à população e aos produtores que trata-se de pombos de vida livre (animais soltos na natureza), que já apresentavam sinais clínicos da doença, posteriormente confirmados em laboratório”, detalha o órgão.
Além disso, a Cidasc esclareceu que o foco em Coronel Freitas é originário do vírus transmitido pelos pombos. A orientação nestes casos é que os produtores comerciais reforcem a proteção nos aviários.
Países suspenderam importações do Brasil
Após o primeiro caso registrado em Santa Catarina no dia 19 de outubro, China, o México, Arábia Saudita, Malásia e o Chile suspenderam as compras de avicultura do Brasil. No México e na Malásia, a suspensão das compras foi para todo o território brasileiro.
No Chile, na Arábia Saudita e na China, a suspensão atinge apenas os produtos de origem catarinense, como ovos férteis, ovos SPF, pintinhos de um dia, aves ornamentais, carne fresca de aves, ovos para consumo humano e produtos cárneos contendo carne fresca de aves.
Três dos países que cortaram as importações brasileiras estão na lista dos 10 principais compradores de frango do país, segundo informações do Ministério da Agricultura do Brasil. Só entre janeiro e setembro deste ano, a China importou cerca de US$ 1,15 bilhão em produtos de avicultura brasileiros.
O que é a Doença de Newcastle?
A Doença de Newcastle é uma infecção viral contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A gravidade varia conforme a variante do vírus e a espécie afetada.
Em casos mais graves, a doença pode provocar problemas respiratórios, diarreia, alterações neurológicas e mortalidade elevada entre as aves. A transmissão pode ocorre pelo contato com animais infectados, secreções e fezes, além de água, alimentos, equipamentos e superfícies contaminadas.
Segundo nota publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), (confira abaixo), a doença afeta aves domésticas e silvestres e, apesar da necessidade de adoção de medidas sanitárias, o consumo dos produtos avícolas submetidos à inspeção oficial permanece seguro, sem contraindicações.
