Santa Catarina é o quinto estado brasileiro com maior número de acidentes de trabalho entre janeiro de 2023 e maio de 2026. Foram registradas 107.725 ocorrências no Estado no período, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).
A Anamt avalia que esses resultados dão uma ideia do impacto que os acidentes têm sobre a saúde da população, sobre a Previdência Social e para as demandas por serviços assistenciais públicos e privados. Os números têm como base dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam), do Ministério da Saúde.
No período, o país registrou 1.843.604 acidentes de trabalho. Em São Paulo foram 533.557 registros, o que coloca o estado na liderança desse ranking de acidentes no trabalho, em termos de número absoluto de notificações.
Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, com 245.641 casos, seguido por Paraná (197.011) e Minas Gerais (152.192).
Maioria dos acidentes de trabalho envolveu homens
A maioria dos acidentes registrados (74,7%) envolveram homens. Foram 1.376.463 notificações. As mulheres responderam por 466.921 registros (25,3%). Em 220 casos, o sexo foi ignorado.
— A maior concentração ocorreu entre pessoas de 20 a 49 anos. O grupo de 20 a 34 anos reuniu 783.598 notificações, enquanto os trabalhadores de 35 a 49 anos responderam por 610.441. Juntas, essas duas faixas etárias concentraram 1.394.039 casos, correspondentes a 75,6% dos registros — detalhou a associação.
O presidente da Anamt, Francisco Cortes Fernandes, explica que esses dados ajudam no planejamento de iniciativas que visam o combate a “riscos que podem comprometer a vida, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e suas famílias”.
SC lidera afastamentos do trabalho por transtornos mentais e comportamentais
Em 2025, Santa Catarina liderou no país com a maior taxa de afastamentos do trabalho por transtornos mentais e comportamentais, considerando o tamanho da população. Ao longo do ano, a Previdência Social concedeu 40.280 benefícios por incapacidade relacionados a esses diagnósticos, o equivalente a aproximadamente um benefício para cada 203 habitantes do Estado.
Além disso, só entre os anos de 2021 e 2025, foram concedidos 129.315 benefícios relacionados a transtornos mentais e comportamentais no estado catarinense.
Na sequência do ranking aparecem Rio Grande do Sul (um benefício para cada 233 habitantes) Minas Gerais (um benefício para cada 250 habitantes) e São Paulo (um benefício para cada 305 habitantes). Em todo o Brasil, a Previdência Social concedeu 559.983 benefícios por incapacidade relacionados a transtornos mentais e comportamentais em 2025, o maior volume já registrado no país.
Os benefícios são destinados aos segurados da Previdência Social que ficam temporariamente ou permanentemente incapacitados para o trabalho em razão de transtornos mentais ou comportamentais, desde que cumpram os requisitos previstos em lei. As concessões incluem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e, nos casos em que a incapacidade é permanente, a aposentadoria por incapacidade permanente.





