Um homem de 33 anos foi preso preventivamente em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina, por suspeita de participação em um esquema conhecido como “golpe do amor”. Segundo a Polícia Civil, ele teria auxiliado outro homem, apontado como o principal articulador dos crimes, a receber e movimentar valores obtidos de vítimas em Santa Catarina e no Paraná.
A investigação começou em junho de 2026, depois que uma vítima de Mafra procurou a polícia. Conforme o relato, ela teria sido coagida a transferir mais de R$ 27 mil e ainda teve o veículo apropriado pelo ex-companheiro. Depois do fim do relacionamento, o homem teria passado a ameaçá-la. A prisão foi realizada pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Mafra nesta segunda-feira (31). Ele é natural de Papanduva e foi encaminhado ao Presídio Regional de Mafra.
Comparsa iniciava relacionamentos amorosos
Segundo a Polícia Civil, o comparsa dele tem 32 anos, é natural de Joinville e utilizava relacionamentos amorosos para conseguir vantagens financeiras das vítimas. Para dificultar o rastreamento do dinheiro, ele utilizaria contas bancárias de terceiros para receber os valores.
Uma dessas contas, conforme a investigação, seria do homem de 33 anos preso durante a operação. A polícia aponta que ele atuava como coautor do esquema.
Ainda de acordo com a investigação, quando as vítimas deixavam de realizar os pagamentos, o homem de 32 anos passava a fazer ameaças. A Polícia Civil afirma ter identificado um histórico de casos semelhantes envolvendo o investigado em Santa Catarina e no Paraná.
O suspeito que iniciava os relacionamentos continua foragido, mas possui mandado de prisão em aberto. Durante a ação, os policiais também apreenderam um aparelho celular, que será encaminhado para perícia. O caso segue sob apuração da Polícia Civil.




