“Golpe do amor”: esquema em SC usava relacionamentos para conseguir dinheiro e ameaçava vítimas após fim dos pagamentos

Vítima foi coagida a transferir R$ 27 mil e teve o veículo apropriado pelo ex-companheiro

Compartilhe:

Homem foi preso em Mafra (Foto: Google Maps, Reprodução)

Um homem de 33 anos foi preso preventivamente em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina, por suspeita de participação em um esquema conhecido como “golpe do amor”. Segundo a Polícia Civil, ele teria auxiliado outro homem, apontado como o principal articulador dos crimes, a receber e movimentar valores obtidos de vítimas em Santa Catarina e no Paraná.

Continua após a publicidade

A investigação começou em junho de 2026, depois que uma vítima de Mafra procurou a polícia. Conforme o relato, ela teria sido coagida a transferir mais de R$ 27 mil e ainda teve o veículo apropriado pelo ex-companheiro. Depois do fim do relacionamento, o homem teria passado a ameaçá-la. A prisão foi realizada pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Mafra nesta segunda-feira (31). Ele é natural de Papanduva e foi encaminhado ao Presídio Regional de Mafra.

Comparsa iniciava relacionamentos amorosos

Segundo a Polícia Civil, o comparsa dele tem 32 anos, é natural de Joinville e utilizava relacionamentos amorosos para conseguir vantagens financeiras das vítimas. Para dificultar o rastreamento do dinheiro, ele utilizaria contas bancárias de terceiros para receber os valores.

Continua após a publicidade

Uma dessas contas, conforme a investigação, seria do homem de 33 anos preso durante a operação. A polícia aponta que ele atuava como coautor do esquema.

Ainda de acordo com a investigação, quando as vítimas deixavam de realizar os pagamentos, o homem de 32 anos passava a fazer ameaças. A Polícia Civil afirma ter identificado um histórico de casos semelhantes envolvendo o investigado em Santa Catarina e no Paraná.

O suspeito que iniciava os relacionamentos continua foragido, mas possui mandado de prisão em aberto. Durante a ação, os policiais também apreenderam um aparelho celular, que será encaminhado para perícia. O caso segue sob apuração da Polícia Civil.