Um grupo de batedores de carteira que furtava idosos dentro dos ônibus do transporte coletivo de Blumenau foi descoberto e alvo de mandados da Polícia Civil. Em Joinville, os policiais cumpriram duas ordens de busca e apreensão e uma de prisão preventiva contra um dos suspeitos. Apesar de só uma passageira ter registrado boletim de ocorrência, as autoridades sabem que mais blumenauenses foram vítimas.
Os cumprimentos ocorreram nesta quinta-feira (10). O delegado Bruno Fernando conta que a investigação começou em julho, depois que uma passageira denunciou o furto da carteira que estava no interior da bolsa dela enquanto usava o transporte coletivo em Blumenau.
Imagens de videomonitoramento revelaram a atuação coordenada de pelo menos três mulheres e dois homens, que embarcaram juntos e passaram a observar os passageiros em busca de potenciais vítimas.
Os “pickpockets” de Blumenau davam preferência a vítimas mais velhas. Vindos da outra cidade, chegavam até o município para circular de ônibus do transporte público e cometer os crimes depois de selecionar os alvos, provocar distrações e subtrair as carteiras. Logo após os furtos, eles usavam os cartões o mais rápido possível, antes que os itens fossem bloqueados.
Com os mandados desta quinta, os agentes quiseram encontrar celulares, máquinas de cartão, cartões bancários, documentos, chips, comprovantes de transações e outros elementos para servir de prova no inquérito.
A intenção, também, é identificar os demais integrantes da associação criminosa, esclarecer a divisão de tarefas e apurar a eventual participação do grupo em outros crimes da mesma natureza, descreveu Fernando. As investigações continuam.
