O casal suspeito de utilizar um veículo da Prefeitura de Campos Novos para recolher e abandonar cães comunitários está sendo investigado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Uma ordem judicial determinou a apreensão de celulares e a quebra de sigilo telefônico dos envolvidos. Procurada pela reportagem, a Prefeitura ainda não se pronunciou.
Dados presentes nos celulares, como registros de chamadas, mensagens e o histórico de localização podem ser ferramentas importantes para esclarecer os fatos. As autoridades buscam entender todos os acontecimentos e coletar provas concretas que ajudem no entendimento.
“Todas as diligências estão sendo realizadas com o objetivo de esclarecer os fatos e reunir elementos que possam embasar a atuação do Ministério Público de Santa Catarina. Neste momento, a investigação busca justamente analisar as provas disponíveis e compreender a completa dinâmica dos fatos”, explica a Promotora de Justiça Juliana Goulart Ferreira, que atua na área da moralidade administrativa e do meio ambiente.
O mandado foi cumprido pela Polícia Civil, na casa do casal investigado. De acordo com o relatório policial, os dois entregaram os celulares e as senhas voluntariamente. Os aparelhos foram encaminhados ao Instituto de Criminalística da Polícia Científica para os procedimentos periciais.
O NSC Total solicitou o posicionamento oficial da Prefeitura de Campos Novos, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta reportagem.
Relembre o caso
No dia 24 de julho, moradores e proprietários de estabelecimentos nos arredores da Praça Lauro Muller sentiram falta de cães comunitários de quem ajudavam a cuidar. Como os animais nunca haviam sumido por tanto tempo, uma Organização Não-Governamental (ONG) da cidade iniciou as buscas pelos cachorros.
Através de publicações nas redes sociais, os cães foram reconhecidos e localizados em cidades vizinhas, de onde foram resgatados por voluntários de entidades de proteção animal. Após o resgate dos cachorros, a ONG buscou tentar entender o que aconteceu na noite em que eles desapareceram.
Com base em relatos de testemunhas e imagens de câmeras de segurança, foi descoberto que um casal em uma caminhonete preta teria atraído os cachorros usando ração e recolhido os animais durante a madrugada. No dia seguinte eles foram encontrados a muitos quilômetros de distância de onde viviam.
A investigação da Polícia Civil identificou o carro utilizado como sendo veículo oficial da Prefeitura de Campos Novos. Segundo relatos de testemunhas, três cães foram encontrados no município de Erval Velho, um no município de Capinzal e um na localidade Guarani, em Campos Novos. O local exato dos abandonos não pôde ser rastreado. Com o fim do inquérito, o casal foi indiciado pelo crime de maus-tratos a animais.
