A veterinária Vitória Valle de Oliveira Pinha, de 36 anos, que morreu depois de ser atacada por um pastor-belga no canil do Senado, estava dando ração ao cachorro quando foi mordida no pescoço por ele. Ela passou quatro dias internada em estado grave antes de ter a morte confirmada no sábado (22).
O cão faz parte do Serviço de Cinotecnia do Senado, que tem como objetivo treinar cachorros para auxiliarem nas atividades de patrulha e policiamento, detecção de substâncias ilícitas, explosivos e armas de fogo, intervenção em distúrbios civis, e suporte em busca e apreensão. O ataque aconteceu Vitória na última terça-feira (18).
Foi um policial legislativo que a encontrou sangrando no local, depois de ela passar alguns minutos sozinha e ferida. Ele realizou os primeiros socorros e a encaminhou ao centro cirúrgico do Hospital de Base. A veterinária sofreu uma parada cardiorrespiratória e passou por uma cirurgia.
Veja fotos
Veterinária já tinha sido estagiária no Senado
Vitória já tinha atuado no Senado como estagiária entre 2022 e 2024. Segundo a nota da própria instituição, ela retornou ao Senado como terceirizada.
Na nota, o Senado expressou solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho de Vitória, “lembrada pela dedicação com que sempre desempenhou suas atividades”.
Cão foi retirado das atividades
O Senado afirmou que o cão foi retirado das atividades operacionais e passaria por exames, segundo informações divulgadas pelo g1.
Leia a nota do Senado na íntegra
“O Senado Federal lamenta o falecimento de Vitória Valle de Oliveira Pinha, que atuava como tratadora de animais no Serviço de Cinotecnia da Casa.
Vitória foi estagiária de Medicina Veterinária no Senado de 2022 a 2024. Posteriormente, retornou à instituição como profissional terceirizada, na prestação do serviço de cuidado dos animais.
Neste momento de dor, o Senado expressa sua solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho de Vitória, lembrada pela dedicação com que sempre desempenhou suas atividades.”



