O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 17 cidades de Santa Catarina em alerta de perigo para acumulado de chuva nesta terça-feira (3). O alerta é laranja, considerada a segunda pior classificação, ficando atrás apenas do alerta vermelho, e antecede um ciclone extratropical.
De acordo com o alerta meteorológico, há chance de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou até 50 a 100 milímetros por dia. O aviso vale até 23h59min desta terça-feira e traz riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, conforme o Inmet.
A maior parte dos municípios abrangidos pelo alerta está localizada na Serra catarinense. Além dessa região, o Sul catarinense também tem cidades que estão dentro do alerta.

Veja quais são os 18 municípios de SC em alerta de chuva severa
- Bom Jardim da Serra
- Capão Alto
- Jacinto Machado
- Lages
- Lauro Müller
- Meleiro
- Morro Grande
- Nova Veneza
- Orleans
- Painel
- São Joaquim
- Siderópolis
- Timbé do Sul
- Treviso
- Turvo
- Urubici
- Urupema
Cuidados durante tempestades e chuva no Dia dos Finados
Chegada de ciclone extratropical
De acordo com o Meteored, um ciclone extratropical deve se formar na quarta-feira (4), e deve se associar a uma frente fria na quinta-feira (5). O sistema deve trazer chuva sobre a região Sul, incluindo Santa Catarina.
O sistema também deve trazer uma queda de temperaturas no Sul, com volumes altos de chuva e nebulosidade alta. As temperaturas devem cair mesmo no próximo final de semana, com uma massa de ar polar sendo impulsionada em direção a Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.





