Alerta vermelho em SC: quatro regiões entram em rota de perigo para tempestades severas nesta segunda

Alerta foi divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (21)

Compartilhe:

Alerta foi divulgado pela Defesa Civil (Foto: Banco de imagens)

A Defesa Civil de Santa Catarina colocou quatro regiões do Estado em alerta vermelho para tempestades severas nesta segunda-feira (21). De acordo com o órgão, as regiões podem ser afetadas por raios e quedas de granizo na próximo hora.

Continua após a publicidade

Os alertas vermelhos foram publicados por volta das 16h desta segunda-feira (21) e indicam alto perigo para tempestades severas durante a próxima hora. De acordo com o meteorologista Pedro H. de Souza, da Defesa Civil, quatro regiões do Estado devem ser afetadas.

As áreas atingidas devem sofrer com raios, rajadas de ventos, granizo e alagamentos. Segundo o profissional, as regiões afetadas devem ser:

Continua após a publicidade
  • Urubici;
  • Grão Pará;
  • Braço do Norte;
  • São Ludgero;
  • Orleans;
  • Urupema;
  • Mondaí;
  • Riqueza;
  • Caibi;
  • Palmitos;
  • Águas de Chapecó;
  • São Carlos;
  • Planalto Alegre;
  • Caxambu do Sul;
  • Guatambu;
  • Chapecó;
  • Arvoredo;
  • Paial;
  • Seara;
  • Itá;
  • Passos Maia;
  • Vargeão;
  • Faxinal dos Guedes;
  • Ponte Serrada;
  • Irani;
  • Lindóia do Sul;
  • Ipumirim;
  • Vargem Bonita;
  • Catanduvas;
  • Jaborá;
  • Água Doce;
  • Palmeira;
  • Lages;
  • Rio Rufino;
  • Painel;
  • Bocaína do Sul.

Chuvas provocam estragos em SC nesta segunda

Nesta segunda-feira (21), diversas regiões do estado foram atingidas por tempestades e granizos nas últimas horas. Segundo o último levantamento da Defesa Civil, divulgado às 15h desta segunda, 14 municípios registram ocorrências nas regiões de Criciúma, Tubarão e Araranguá.

Os principais impactos foram relacionados a alagamentos, chuvas intensas, ventos fortes, granizo e ocorrências na rede elétrica.

Em Criciúma, foram registradas chuvas intensas, com extravasamento do Rio Criciúma, atingindo uma unidade escolar, além de alagamentos e interdição de 15 vias. O número de pessoas desabrigadas e desalojadas está em elevação no Bairro Paraíso, segundo o órgão. O município está decretando Situação de Emergência e providenciando a abertura de um abrigo municipal. Até o momento, não há solicitação de Itens de Assistência Humanitária.

Em Içara, no Oeste catarinenses, foram registradas chuvas intensas e residências foram atingidas pelo elevado volume de chuva e acúmulo de água. As aulas da rede municipal foram suspensas no período da tarde. Em Urussanga e Nova Veneza, houve registro de queda de granizo de baixa intensidade. Lages e Bom Jardim da Serra registraram queda de granizo por volta das 15h30min desta segunda.

Continua após a publicidade

Diversas cidades também registraram alagamentos, incluindo Laguna, na Praia do Cardoso, Imbituba, na Praia do Vila. Também foram registrados cancelamentos ou suspensão de aulas em Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Santa Rosa do Sul, Araranguá e Passo de Torres.

Veja como se proteger