Imagens de satélite desta segunda-feira (31) mostram uma extensa área de nuvens e chuva sobre o Sul do Brasil. O cenário antecede a formação de um ciclone em alto-mar, prevista para ocorrer durante a madrugada de terça-feira (1º), segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.
Uma imagem do satélite GOES-19, registrada às 13h50min desta segunda-feira (31), mostra Santa Catarina coberta por uma extensa área de instabilidade. Segundo a Defesa Civil, o Estado tinha chuva moderada em várias regiões e temporais isolados, com acumulados de até 30 mm em três horas no Grande Oeste e Planalto Norte.
Veja as imagens
Como fica o tempo nas próximas horas?
A tendência, conforme a Defesa Civil, é de que as instabilidades avancem para outras regiões ao longo das próximas horas, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. O risco é considerado moderado a alto nas áreas mais atingidas.
Nas demais regiões catarinenses, a previsão é de que a chuva continue persistente e intensa, mantendo o risco para alagamentos e enxurradas.
Os temporais podem vir acompanhados de:
- raios e queda de granizo;
- rajadas de vento;
- risco de destelhamentos e queda de árvores;
- danos na rede elétrica;
- alagamentos e enxurradas.

Ciclone extratropical se forma na costa do Sul
O cenário de instabilidade antecede a formação de um novo ciclone extratropical na costa da região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o sistema irá favorecer chuva e trovoadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Em Santa Catarina, a Defesa Civil também aponta que as instabilidades devem começar a se afastar do Estado durante a madrugada de terça, com a formação do ciclone em alto-mar. Antes disso, porém, o Estado ainda deve enfrentar horas de tempo chuvoso.

Chuva pode chegar a 80 mm em áreas de SC
Além dos acumulados já registrados nesta segunda-feira, a Defesa Civil prevê volumes expressivos até a madrugada de terça-feira.
Os acumulados podem variar entre 50 e 80 milímetros no:
- Grande Oeste;
- Litoral Norte;
- Planalto Norte;
- Grande Florianópolis;
- Vale do Itajaí;
- partes do Planalto Sul.
No Litoral Sul, são esperados volumes entre 30 e 50 milímetros.
Já a projeção do Inmet para o período entre segunda-feira (31) e quarta-feira (2) indica os maiores acumulados sobre áreas do Sul e do Sudeste. Em alguns pontos, os volumes podem superar 150 milímetros no período.




