Imagens de satélite mostram “mancha” de chuva sobre o Sul antes da formação de ciclone em alto-mar

Sistema se forma durante a madrugada de terça (1º) na costa do Sul do Brasil, segundo o INmet

Compartilhe:

Imagens de satélite desta segunda-feira (31) mostram uma extensa área de nuvens e chuva sobre o Sul do Brasil (Foto: Banco de imagens e Epagri/Ciram)

Imagens de satélite desta segunda-feira (31) mostram uma extensa área de nuvens e chuva sobre o Sul do Brasil. O cenário antecede a formação de um ciclone em alto-mar, prevista para ocorrer durante a madrugada de terça-feira (1º), segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.

Continua após a publicidade

Uma imagem do satélite GOES-19, registrada às 13h50min desta segunda-feira (31), mostra Santa Catarina coberta por uma extensa área de instabilidade. Segundo a Defesa Civil, o Estado tinha chuva moderada em várias regiões e temporais isolados, com acumulados de até 30 mm em três horas no Grande Oeste e Planalto Norte.

Veja as imagens

Como fica o tempo nas próximas horas?

A tendência, conforme a Defesa Civil, é de que as instabilidades avancem para outras regiões ao longo das próximas horas, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. O risco é considerado moderado a alto nas áreas mais atingidas.

Continua após a publicidade

Nas demais regiões catarinenses, a previsão é de que a chuva continue persistente e intensa, mantendo o risco para alagamentos e enxurradas.

Os temporais podem vir acompanhados de:

  • raios e queda de granizo;
  • rajadas de vento;
  • risco de destelhamentos e queda de árvores;
  • danos na rede elétrica;
  • alagamentos e enxurradas.

Ciclone extratropical se forma na costa do Sul

O cenário de instabilidade antecede a formação de um novo ciclone extratropical na costa da região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o sistema irá favorecer chuva e trovoadas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Em Santa Catarina, a Defesa Civil também aponta que as instabilidades devem começar a se afastar do Estado durante a madrugada de terça, com a formação do ciclone em alto-mar. Antes disso, porém, o Estado ainda deve enfrentar horas de tempo chuvoso.

Continua após a publicidade

Chuva pode chegar a 80 mm em áreas de SC

Além dos acumulados já registrados nesta segunda-feira, a Defesa Civil prevê volumes expressivos até a madrugada de terça-feira.

Os acumulados podem variar entre 50 e 80 milímetros no:

Continua após a publicidade
  • Grande Oeste;
  • Litoral Norte;
  • Planalto Norte;
  • Grande Florianópolis;
  • Vale do Itajaí;
  • partes do Planalto Sul.

No Litoral Sul, são esperados volumes entre 30 e 50 milímetros.

Já a projeção do Inmet para o período entre segunda-feira (31) e quarta-feira (2) indica os maiores acumulados sobre áreas do Sul e do Sudeste. Em alguns pontos, os volumes podem superar 150 milímetros no período.