O mês de novembro deve começar com fortes chuvas e ventos intensos em mais de mil cidades do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, oito estados devem ser atingidos pelas chuvas já neste domingo, 1° de novembro.
O alerta amarelo para perigo potencial envolvendo tempestades vale até às 00h deste domingo (1°). Segundo o Inmet, os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo podem registrar ocorrências com corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
De acordo com o órgão, 1854 podem cidades atingidas por chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 até 60 km/h e queda de granizo. As áreas afetadas devem ser:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Central Mineira;
- Norte Pioneiro Paranaense;
- Oeste Catarinense;
- Zona da Mata;
- Sul Goiano;
- Vale do Rio Doce;
- Presidente Prudente;
- São José do Rio Preto;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Campinas;
- Oeste de Minas;
- Bauru;
- Piracicaba;
- Sul/Sudoeste de Minas;
- Noroeste Rio-grandense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Campo das Vertentes;
- Centro Ocidental Paranaense;
- Ribeirão Preto;
- Araçatuba;
- Noroeste Paranaense;
- Sudeste Mato-grossense;
- Marília;
- Metropolitana de Belo Horizonte;
- Norte Central Paranaense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Araraquara;
- Sudoeste Paranaense;
- Oeste Paranaense;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Centro Oriental Paranaense;
- Jequitinhonha;
- Assis;
- Itapetininga;
- Sudeste Paranaense;
- Centro-Sul Paranaense;
- Norte de Minas;
- Noroeste de Minas;
- Serrana;
- Norte Catarinense;
- Leste Goiano;
- Vale do Paraíba Paulista.

Novembro começa com chuvas
A passagem de uma região de baixa pressão e a formação de um rio atmosférico também deve provocar chuva intensa em diferentes áreas do Brasil durante o feriadão de Finados, entre este sábado (31) e a segunda-feira (2). Os volumes acumulados podem ultrapassar 100 milímetros e se aproximar dos 200 mm em pontos do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, aumentando o risco de alagamentos e outros transtornos.
A faixa de instabilidade que atravessa principalmente o Sudeste, Centro-Oeste e Norte deve permanecer ativa durante o sábado (31) e o domingo (1º). Nesses dias, as tempestades podem ocorrer de forma localizada, especialmente entre a tarde e a noite, com possibilidade de episódios intensos.
Cuidados durante tempestades e chuva no Dia dos Finados
De acordo com a Meteored, a atuação dos sistemas também deve manter o tempo instável na segunda-feira (2), prolongando as condições de chuva durante oferiado. Entre os estados com previsão de precipitações mais fortes estão Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas. Segundo o Inmet, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo estão em alerta laranja para tempestades na segunda-feira (2).
Até o encerramento do feriado prolongado, os volumes de precipitação podem superar 100 mm e alcançar marcas próximas de 200 mm em municípios específicos do Sudeste e do Centro-Oeste.
Já na terça-feira (3), mais de duas mil cidades do país também devem ser afetadas por chuvas fortes e ocorrências relacionadas. Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estão em alerta amarelo para ocorrências até 00h do de terça-feira (3).




