As ondas na costa catarinense podem atingir picos maiores de três metros em alto mar durante os próximos dias, segundo um alerta publicado pela Defesa Civil estadual nesta terça-feira (22). O aviso acontece um dia após o Sul do Estado ser atingido por um tsunami meteorológico.
De acordo com a Defesa Civil, a intensificação dos ventos deve deixar o mar agitado nesta terça-feira (22) e quinta-feira (24), com rajadas de vento de 50km/h até 70 km/ h. Os ventos devem formar ondas entre 2,0 e 3,0 metros de altura, com picos ainda maiores em alto mar.
O risco é moderado para ocorrências associadas á agitação marítima e à ressaca. O alerta vale até às 18h desta quinta-feira (24), segundo a Defesa Civil.

O órgão recomenda que a população evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar e evite caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
Tsunami meteorológico atingiu SC na última segunda
Os avisos ocorrem após um tsunami meteorológico causar estragos em restaurantes e ranchos de pescadores na Praia do Cardoso em Laguna, no Sul de Santa Catarina, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (21). O fenômeno, que é raro, foi confirmado em nota da Defesa Civil assinada pelo meteorologista Caio Guerra.
O fenômeno não é comum e está associado a alterações bruscas na pressão atmosférica e à atuação de ventos intensos sobre o mar. Além de raro, o tsunami meteorológico é difícil de prever, e há poucos registros deles no litoral catarinense. O último foi registrado na Praia do Cardoso em 2023.
A força da água do tsunami meteorológico registrado nesta segunda-feira (21) chegou a quebrar uma porta de vidro de um dos restaurantes. Mobiliário também foi arrastado. Ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, o pescador Paulo contou que, pouco antes da onda chegar, o mar recuou. “A maré secou”, disse ele. Uma embarcação e redes de pesca foram arrastadas pela água.
Veja como foi a onda gigante que invadiu comércios em SC
O que é tsunami meteorológico?
O tsunami meteorológico ocorre quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma grande onda que chega até a praia. O fenômeno está normalmente atrelado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade. Isso torna o fenômeno mais difícil de ser previsto.
Apesar do nome, ele não tem relação com um tsunami comum, que é provocado por um terremoto e normalmente tem poder destrutivo maior.







