Passageira de avião atingido por tornado na pista em SC descreve choque ao sair da aeronave: “Não existia mais aeroporto”

Passageiros saíram do avião após decolagem ser cancelada e se depararam com a estrutura do Aeroporto de Chapecó destruída após passagem de tornado

Compartilhe:
Avião já estava na pista para decolar no Aeroporto de Chapecó, mas precisou interromper voo por causa do tornado (Foto melhorada com IA; Canal Portal Chapecó, Youtube, Reprodução)

Avião já estava na pista para decolar no Aeroporto de Chapecó, mas precisou interromper voo por causa do tornado (Foto melhorada com IA; Canal Portal Chapecó, Youtube, Reprodução)

Um avião da Azul que se preparava para decolar do aeroporto de Chapecó em direção a Campinas, em São Paulo, foi surpreendido pelo tornado que atingiu a cidade do Oeste de Santa Catarina na quarta-feira (4). Com a aeronave chacoalhando durante a mudança brusca no tempo, o piloto e o co-piloto resolveram interromper o voo.

Continua após a publicidade

O avião já estava na pista quando a tempestade começou. Segundo uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos na cidade chegaram a 123 km/h no momento do tornado, durante a manhã.

Uma passageira do avião, a paranaense Andrea Cristina Vigan, afirmou ao g1 que a aeronave chegou a ser arrastada pelo vento com a força das rajadas. Segundo ela, depois de 10 minutos, todos saíram do avião e se depararam com a estrutura do Aeroporto de Chapecó destruída.

Continua após a publicidade

“Nós entramos no avião e saímos de um aeroporto perfeito. […] Dentro da tempestade, nós passamos uns dez minutos e, quando nós saímos disso, não existia mais aeroporto”, disse.

Andrea havia viajado de Pato Branco, no Paraná, ao lado da mãe, para participar de uma convenção da escola de inglês que trabalham juntas em São Paulo. O embarque, segundo ela, quase foi feito de forma mais rápida para “fugir” da tempestade em meio ao alerta vermelho do Inmet para todo o Estado. No entanto, o embarque aconteceu de forma normal, no tempo previsto.

Quando o avião iniciou a ida para o local de decolagem, precisou parar depois que a tempestade iniciou, com ventos mais fortes e chuva intensa.

“Começou a aumentar, aumentar, aumentar. Foi um momento até que eu comecei a gravar o vídeo, porque a gente sentia o avião mexendo, embora eu olhasse pela janela e soubesse que o avião estava parado. Era uma sensação muito estranha, porque o avião balançava muito, sabe? Era algo fora do normal”, afirmou.

Continua após a publicidade

Veja fotos

Situação foi explicada pela equipe do avião, segundo a passageira

O comandante, segundo Andrea, começou a comunicar aos passageiros o que estava acontecendo do lado de fora, com a aeronave sendo arrastada pela força do vento. Conforme o relato da professora, todos ficaram apreensivos porque não sabiam o que ia acontecer.

“Nós não sabíamos, não dava para ver muita coisa do avião. Era só realmente a chuva, e sentia todo esse balanço”, contou.

Continua após a publicidade

Em nota à CNN, a Azul afirmou que “lamenta os impactos causados pela forte tempestade que atingiu a cidade, e está prestando assistência aos Clientes e Tripulantes afetados”.

Vídeo mostra momento que tornado passou pelo aeroporto

Um vídeo da página Portal Chapecó, que transmite ao vivo a movimentação no aeroporto, mostrou o momento que o tornado passou pelo avião. Nas imagens, é possível ver que as nuvens já aparecem carregadas, mas a situação muda rapidamente e a câmera fica escura, com barulhos cada vez mais altos.

Continua após a publicidade

No vídeo, também é possível ouvir a conversa do piloto e co-piloto com a torre de controle. No diálogo, eles afirmam que não estavam enxergando a pista e que iriam taxiar de volta até a entrada do pátio.

“Estamos parado, o avião chacoalhando muito, se movendo […] Paramos sobre a pista, aeronave se movimentando […] Vamos taxiar de volta até a entrada do pátio”, disse.

Continua após a publicidade

Veja o vídeo

Estragos no Aeroporto de Chapecó

O Aeroporto de Chapecó foi atingido e teve estruturas arrancadas com a força dos ventos. As rajadas destruíram vidros do local, destelharam partes do aeroporto e prejudicaram hangares.

Em nota, a Voe Xap, concessionária responsável, afirmou que as operações foram suspensas por tempo indeterminado.

Continua após a publicidade

A Voe Xap, concessionária do Aeroporto de Chapecó, informa que as operações estão suspensas por tempo indeterminado em razão de uma forte tempestade que atingiu a cidade na manhã desta quarta-feira (4 de novembro).

Equipes técnicas da administradora estão no local realizando vistoria completa da infraestrutura e adotando as providências necessárias para que as operações sejam normalizadas com a maior brevidade possível.

Continua após a publicidade

A concessionária orienta aos passageiros que não se dirijam ao aeroporto neste momento e entrem em contato diretamente com as companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre seus voos.