O temporal com granizo que atingiu Blumenau e região na tarde desta terça-feira (28) castigou principalmente o bairro Fortaleza. Das 13 ocorrências atendidas pela Defesa Civil até o começo da noite, oito eram da Fortaleza e Fortaleza Alta. Na mais grave delas, parte do muro do cemitério da igreja luterana cedeu e ocupou uma das duas pistas da Rua Guilherme Scharf.
O volume médio de precipitação foi de 23,5 milímetros, sendo que, em pontos isolados, como no bairro Jordão, o acumulado atingiu 51,6 milímetros. A maioria das ocorrências foi relacionada à queda de árvores (veja na lista abaixo).
Acionamentos à Defesa Civil por conta da chuva em Blumenau
- Queda de árvore em quatro ruas do bairro Fortaleza.
- Queda de árvore em rua do bairro Fidélis
- Queda de árvore em rua do bairro Itoupavazinha.
- Queda de árvore em rua do bairro Ponta Aguda.
- Estragos em uma casa do bairro Itoupava Central por conta do granizo.
- Queda de muro na Fortaleza Alta.
- Estragos em uma casa do bairro Fortaleza Alta e em outra da Fortaleza por conta do vento.
- Deslizamento em um terreno no bairro Velha.
- Alagamento em uma casa do bairro Fortaleza.
A quantidade de granizo impressionou moradores de Blumenau. Era por volta das 17h quando o tempo escureceu e a chuva caiu acompanhada de pedras de gelo que caíram por pelo menos cinco minutos sem parar em muitas regiões.
Veja fotos
Alerta sobre a tempestade foi emitido
As fortes chuvas já eram esperadas. Um alerta vermelho da Defesa Civil do Estado já apontava possibilidade de tempestades na região. Antes de Blumenau e região, o Alto Vale já havia registrado a tempestade com granizo. Em Agrolândia, o fenômeno mudou o verde dos pastos, que ficaram tomados pelo branco das pequenas pedras. Em Aurora, a Defesa Civil disponibilizou lonas para os moradores que tiveram problemas com a cobertura dos imóveis. No pequeno município, mais da metade das residências ficou sem luz durante a chuva.
Em Laurentino, Agrolândia, Chapadão do Lageado e Atalanta o impacto foi tanto à rede elétrica que praticamente todas as unidades ficaram sem abastecimento. Não há informações sobre desabrigados ou outros transtornos mais relevantes até o momento. Rio do Sul, a maior cidade da região, também teve chuva de granizo.









