As fortes tempestades que atingiram Santa Catarina entre segunda (21) e terça-feira (22) deixaram estragos em diversas cidades. São Joaquim, na Serra Catarinense, foi uma das mais afetadas. Foram registrados alagamentos que deixaram pessoas ilhadas. Um decreto de situação de emergência foi publicado no Diário Oficial do Muinicípio.
A localidade Pericó, a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade, foi a mais afetada. Um rio transbordou, causando diversos alagamentos. Nove pessoas ficaram desalojadas, 30 casas foram atingidas e quatro vias foram interditadas.
Na noite de segunda-feira, o Corpo de Bombeiros Militar precisou resgatar duas pessoas que tentaram atravessar de carro a estrada alagada e acabaram ficando ilhadas em meio à enxurrada. Foi necessário o uso de um bote para atravessar os alagamentos e chegar até o carro.

Os órgãos de Defesa Civil e outras forças do poder público municipal se mobilizaram em conjunto para atender os moradores atingidos e mensurar os prejuízos materiais. O monitoramento da região continua.
São Joaquim até então foi o único município a solicitar Itens de Ajuda Humanitária (IAH). Foi determinada situação de emergência com um decreto publicado na manhã desta terça-feira. O decreto deve auxiliar nos procedimentos de reconstrução das áreas afetadas.
