SC entra em alerta com regiões em risco muito alto para temporais com vendaval, granizo e chuva intensa

A região mais preocupante é o Oeste e o Extremo Oeste catarinense, com risco muito alto

Compartilhe:

SC está em alerta para temporais e chuva intensa na segunda-feira (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC Total)

A passagem de uma frente fria deve provocar uma instabilidade no tempo em Santa Catarina nesta segunda-feira (21). A população deve ficar atenta para ocorrências associadas a enxurradas, alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, destelhamentos e granizo. A região mais preocupante é o Oeste e o Extremo Oeste catarinense, com risco muito alto.

Continua após a publicidade

As regiões do Meio Oeste, Alto Médio e Baixo Vale do Itajaí, Norte, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis está em atenção, o que significa risco alto para as ocorrências. Já a região do Litoral Sul está em observação (risco moderado).

Veja orientações da Defesa Civil:

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, ainda pela manhã, as instabilidades atuam em áreas do Litoral e Planalto Sul, seguindo para a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí entre a manhã e o início da tarde. No Grande Oeste, as primeiras tempestades começam a ocorrer entre o fim da manhã e o início da tarde. Nas horas seguintes, mais perto da noite, o sistema avança por áreas do Litoral e Planalto Norte.

Continua após a publicidade

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) reforça a importância de acompanhar as atualizações e os alertas emitidos nos próximos dias pelos canais oficiais.

Durante os temporais, a orientação é buscar um local abrigado, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventos fortes, a recomendação é evitar transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

Já durante chuvas intensas com alagamentos, a Defesa Civil alerta para que a população jamais atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.