Temporal com granizo deixa 6 mil afetados, destrói casas e leva cidade da Grande Florianópolis a decretar emergência

Segundo a Defesa Civil, até o momento, sete municípios decretaram situação de emergência

Compartilhe:

Fenômeno atingiu diversas cidades do Estado (Foto: Redes scial, Reproduão)

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina neste final de semana provocaram ocorrências em diversas regiões no Estado. Segundo a Defesa Civil, até o momento, sete municípios decretaram situação de emergência. Biguaçu, na Grande Florianópolis, foi uma delas, após contar com mais de 6 mil pessoas afetadas.

Continua após a publicidade

As chuvas foram causadas pela junção de diversos fenômenos meteorológicos, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins. Nos últimos dias, diversas cidades catarinenses contabilizaram estragos e cancelaram aulas não só pelas tempestades, mas também pela queda de granizo.

Em Biguaçu, uma das cidades que decretou situação de emergência, o temporal com granizo também provocou estragos em veículos e atingiu cerca de 250 residências até a tarde do domingo (31). Além de lonas, a Defesa Civil do Estado está providenciando telhas para os moradores.

Continua após a publicidade

Segundo informações da Defesa Civil, cerca de 6 mil pessoas foram afetadas pelos estragos na região e mais de 2,33 mil ocorrências foram registradas no final de semana. A cidade foi uma das sete regiões a decretar situação de emergência devido às chuvas e queda de granizo.

Além de Biguaçu, outras seis cidades decretaram situação de emergência:

  • Bom Jesus
  • Quilombo
  • Ipuaçu
  • Florianópolis
  • Entre Rios
  • São José do Cedro

Idosos enfrentaram temporal com granizo em casa

Maria Geraldina Pacheco Silva, de 79 anos, e o marido, Angelino Manoel da Silva, de 76, tiveram a casa destruída pelo granizo que atingiu Biguaçu, na Grande Florianópolis, na noite de domingo (30). Os dois decidiram permanecer no local para não abandonar os animais de estimação, mesmo com o imóvel molhado e sem energia, o casal decidiu permanecer no local para não abandonar osanimais de estimação.

Maria Geraldina contou que estava no quarto quando começou a ouvir um barulho muito forte.

Continua após a publicidade

“Eu estava deitada, aí escutei um barulho. Fiquei pensando em um avião. Quando voltei e botei o pé na porta do quarto, começaram a cair as pedras”, relatou, à NSC TV.

Segundo ela, o granizo atravessou o telhado e atingiu o interior da residência.

Continua após a publicidade

“Eu entrei em desespero, comecei a clamar a Deus. O barulho era tão forte que a gente nem escutava um ao outro”, disse.

O casal recebeu telhas, mas ainda precisa de mão de obra para reconstruir a cobertura. Mesmo orientados a procurar um abrigo, os dois decidiram ficar por causa do cachorro e do passarinho de estimação. Segundo a Defesa Civil de Biguaçu, mais de 2,3 mil ocorrências foram registradas e cerca de 6 mil pessoas foram afetadas pelo temporal.

Quais são as recomendações da Defesa Civil em casos de chuva