Cinema com mais de 75 anos projetado por arquiteto europeu preserva tesouros escondidos no interior de SC

Inaugurado em 1950 e preservado pelo Iphan, o espaço cultural superou o abandono, foi restaurado e hoje mantém viva a memória e a arte no Sul catarinense

Compartilhe:

Com mais de sete décadas de história, o Cine Teatro Mussi é um dos patrimônios históricos de Laguna (Foto: Prefeitura de Laguna, Reprodução)

Inaugurado em dezembro de 1950, o Cine Teatro Mussi, em Laguna, é um dos patrimônios que ajudam a manter viva a memória da cidade mais antiga do Sul catarinense. Tombado como patrimônio histórico nacional em 1985, o prédio preserva características da arquitetura art déco e elementos que remetem aos primeiros anos de funcionamento.

Continua após a publicidade

O espaço começou a ser construído em 1947, em um projeto assinado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwig Rau, a pedido do proprietário João Mussi. Com as paredes externas pintadas em um tom de rosa-claro, o cine teatro carrega características do art déco, movimento que marcou a arquitetura e o design ao redor do mundo.

A exibição do filme “A Valsa do Imperador” marcou a inauguração do Cine Teatro Mussi, que, desde então, passou a fazer parte da história cultural de Laguna e a encantar moradores e visitantes.

Continua após a publicidade

No entanto, em meados dos anos 1990, com a popularização da televisão, o Cine Teatro Mussi fechou as portas e, pouco depois, o prédio foi oficialmente interditado. O espaço permaneceu sem as antigas atividades até 2009, quando o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) adquiriu o imóvel e realizou obras de restauração e manutenção.

“Foi feito um projeto de restauração e modernização da tecnologia. Temos ainda partes de cadeiras, das poltronas de madeira que estão no mezanino, e os projetores de filme da época ainda estão aqui”, revelou o arquiteto do Iphan Vladimir Stello ao Jornal do Almoço.

Objetos que guardam histórias

Além da arquitetura preservada, um pequeno museu no segundo andar do cine teatro reúne objetos de diferentes épocas. Entre eles estão um antigo armário usado para guardar rolos de filmes, um marcador de ingressos e até mesmo um cofre escondido em uma pequena sala, onde era guardado o dinheiro arrecadado com a venda das entradas.

Os antigos projetores de filme também permanecem no espaço, assim como partes das cadeiras e das poltronas de madeira que já fizeram parte da estrutura do cinema.

Continua após a publicidade

Cultura em cena

Mais de sete décadas após a inauguração, o Cine Teatro Mussi continua ocupado pela cultura. Após a reabertura, o espaço voltou a receber peças de teatro, sessões de cinema, apresentações e outras atividades culturais.

Assim, entre objetos que remetem ao passado e uma programação que mantém o espaço em movimento, o Cine Teatro Mussi segue como um dos lugares que ajudam a contar a história de Laguna.

Confira imagens do Cine Teatro Mussi