Comcap espera retomar coleta de lixo reciclável na próxima semana 

Serviço foi suspenso para evitar Covid-19 pois vírus pode ficar até 72h no plástico 

Compartilhe:

População deve levar lixo reciclável a ecopontos (Foto: Comcap/divulgação)

Suspensa desde 19 de março, a coleta seletiva em Florianópolis pode ser retomada na próxima semana, afirmou o diretor interino da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) Everson Mendes em entrevista ao Notícia na Manhã desta sexta-feira (24).

Continua após a publicidade

– Havendo uma estabilização dos números, da perspectiva da saúde, e da garantia de todos os EPIs, que as associações (de catadores) estão organizando, acredito que na próxima semana, a gente pode ter alguma novidade nesse sentido – declarou Mendes.

Os resíduos recicláveis deixaram de ser coletados como medida de prevenção à Covid-19. As associações de catadores e triadores fecharam seus galpões, pois a informação até o momento é de que o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como plástico, segundo a Comcap.

Continua após a publicidade

Saiba tudo sobre coronavírus

Os moradores podem levar o lixo reciclável até os ecopontos instalados nos bairros Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieras, Capoeiras e Monte Cristo. Além disso, um foi aberto um ecoponto no terminal desativado do Saco dos Limões.

Em média, 3.080 toneladas de resíduos têm sido coletados por semana. Desde o início da pandemia, foram 13,5 mil toneladas recolhidas pela coleta convencional, o que representa 14% a menos do que o mesmo período do ano passado, conforme a Autarquia.

– Num primeiro momento, tivemos uma redução na quantidade de material coletado de 20 a 25% no comércio do Centro da cidade e um crescimento de 10 a 15% na área residencial. Então, acabou dando uma equilibrada – afirmou Mendes.

Continua após a publicidade

Semanalmente, a Comcap, trabalha na sanitização de 72 centros de saúde da rede municipal. Também tem sido lavado e aspergido com solução de água e hipoclorito de sódio o drive-thru para testes do novo coronavírus instalado pela Secretaria de Saúde no Terminal de Passageiros da Trindade.

Dúvidas sobre a coleta de resíduos em Florianópolis podem ser esclarecidas pelo 0800 643 1529.